
MARANHÃO, 08 de agosto de 2025 – O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) afastou Francimar Melo da presidência estadual no Maranhão, após decisão do juiz Marcio Castro Brandão, da 3ª Vara Cível de São Luís. A medida foi oficializada por meio de um comunicado enviado ao estado na última quinta (7).
A determinação judicial impede o diretório estadual de empossar Francimar enquanto a decisão estiver vigente. Dessa forma, o cargo será ocupado interinamente por Augusto Lobato, atual vice-presidente da legenda no Maranhão, até que um novo presidente seja escolhido.
Segundo a executiva nacional do PT, um segundo turno será realizado entre os candidatos Genilson Alves e Raimundo Monteiro. Eles foram os mais votados na disputa, excluindo os votos destinados a Francimar Melo.
Além disso, o partido afirmou que pretende recorrer da decisão judicial. A data da nova eleição interna será definida pelo Diretório Nacional.
A CNB, corrente interna do partido à qual Francimar Melo pertence, publicou nota reconhecendo que a decisão judicial precisa ser respeitada. No entanto, também reforçou que aguardará o julgamento do recurso para novos posicionamentos.







