MAGNITSKY

EUA punem ministro Moraes com lei usada contra ditadores

Compartilhe
Moraes Magnitsky
Ministro do STF Alexandre de Moraes é alvo da Lei Magnitsky, que bloqueia bens e vistos nos EUA; governo americano cera censura e prisões arbitrárias.

MUNDO, 30 de julho de 2025 – O governo dos Estados Unidos incluiu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky.

A medida, anunciada nesta terça (30), bloqueia bens e contas bancárias do magistrado no país, além de cancelar seu visto e proibir sua entrada em território americano. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, acusou Moraes de liderar uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e norte-americanas.

De acordo com Bessent, o ministro promoveu censura, detenções arbitrárias e processos politizados, incluindo ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Lei Magnitsky é aplicada contra indivíduos e entidades envolvidos em crimes financeiros ou violações de direitos humanos.

Para sair da lista, o sancionado precisa comprovar que não teve participação nas irregularidades ou que mudou de conduta.

O ministro Flávio Dino manifestou solidariedade a Alexandre de Moraes, afirmando que ele age conforme a Constituição brasileira. Em nota pública, Dino destacou que as decisões de Moraes são revisadas pelo colegiado do STF, seja no Plenário ou na Primeira Turma.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x