
MARANHÃO, 23 de julho de 2025 – O Ministério Público do Maranhão denunciou Maria Eduarda Marques, 22 anos, por tentativa de feminicídio qualificado após duas tentativas de envenenar a própria mãe no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís. A vítima, Sandra Maria Marques, estava internada com atrofia multissistêmica quando os crimes ocorreram em abril.
No dia 24 de abril, Maria Eduarda, que acompanhava a mãe, entregou um frasco com bolinhas pretas a uma técnica de enfermagem, alegando ser medicamento. A profissional desconfiou ao ver as partículas e acionou a médica, que confirmou a adulteração. O material, posteriormente identificado como pesticida, foi encaminhado para perícia.
Três dias depois, a acusada insistiu ao entregar outro frasco suspeito. Desta vez, a equipe hospitalar acionou imediatamente a polícia. Exames comprovaram a presença de terbufós e alfametrina – substâncias do “chumbinho”.
Maria Eduarda, que se mudou para Santa Rita após os fatos, foi presa em flagrante na última segunda (21) ao sair de uma academia.







