DRAMA CONJUGAL

Casal separado há 40 anos finalmente se divorcia no Maranhão

Compartilhe
Casamento divórcio
Durante a Semana Estadual da Conciliação, ex-companheiros de Viana conseguiram pôr fim, no papel, a um casamento que só existia no cartório desde a década de 1980.

Quarenta anos após seguirem caminhos distintos na vida, o Isilene de Jesus Silva Pacheco e Aniceto Torquato Soeiro Pacheco, ambos do povoado Santa Bárbara, em Viana (MA), formalizaram nesta quinta (3) o que a convivência já havia dissolvido décadas atrás: o casamento.

A separação, que vinha sendo praticada com rigor desde os anos 1980, finalmente foi reconhecida pela Justiça, de forma consensual e gratuita, durante a 4ª Semana Estadual da Conciliação.

A audiência de divórcio, que não exigiu sequer um reencontro físico — já que foi conduzida em formato híbrido —, aconteceu no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O ato foi conduzido pelo conciliador Anderson de Oliveira Brasil, no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos.

A própria ex-esposa comemorou o desfecho do processo, classificando-o como um “sucesso”. Segundo Isilene, a separação oficial demorou não por falta de vontade, mas por questões práticas, como tempo e preocupação com os custos do divórcio — um clássico entrave que deixa muitos casais mais unidos nos documentos do que na vida real.

A dissolução do vínculo matrimonial se deu com cordialidade e dentro das diretrizes da campanha promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A programação da semana inclui cerca de 5 mil audiências, realizadas com o apoio de servidores e magistrados de 109 comarcas do Estado.

O evento segue até esta sexta (4/7), promovendo acordos em demandas judiciais e extrajudiciais nas áreas cível e de família. Entre os serviços disponíveis estão reconhecimento de união estável, pensão alimentícia, divórcio, guarda, renegociação de dívidas e reconhecimento de paternidade.

Além disso, a Semana da Conciliação inclui a ação itinerante que percorre cinco municípios — Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Icatu, Morros e Rosário — levando a estrutura da Justiça a quem ainda aguarda há apenas algumas décadas para resolver pendências familiares.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x