ESTUDO

Islã foi a religião que mais cresceu entre 2010 e 2020

Compartilhe
islã estudo
Os muçulmanos foram o grupo religioso que mais cresceu no mundo. Adeptos do islã continuam sendo o segundo maior grupo religioso, atrás apenas dos cristãos.

MUNDO, 11 de junho de 2025 – Os muçulmanos foram o grupo religioso que mais cresceu no mundo entre 2010 e 2020, aponta o estudo do Pew Research Center divulgado nesta terça (10). No entanto, os adeptos do islã continuam sendo o segundo maior grupo religioso globalmente, atrás apenas dos cristãos.

Nesse período, a população muçulmana aumentou em 347 milhões e totalizou 2 bilhões de pessoas. Já os cristãos cresceram em 122 milhões, para um total de 2,3 bilhões. Os budistas foram o único grupo a encolher em números absolutos, com uma redução de 19 milhões, para um total de 324 milhões.

A análise abrangeu 201 países e territórios, cobriu 99,98% da população mundial e considerou sete grupos: cristãos, muçulmanos, hindus, budistas, judeus, adeptos de outras religiões e pessoas sem filiação religiosa.

O crescimento dos muçulmanos superou o de todas as outras religiões combinadas — 347 milhões contra 248 milhões. Esse aumento foi maior do que a população total de budistas em 2020.

Inscreva-se e não perca as notícias

Com isso, a diferença entre o número de cristãos e muçulmanos no mundo vem diminuindo: em 2010, os muçulmanos representavam 23,9% da população global e os cristãos, 30,6%. Em 2020, essas proporções mudaram para 25,6% e 28,8%, respectivamente, sendo que o crescimento cristão foi limitado por altas taxas de abandono religioso.

O crescimento muçulmano foi impulsionado principalmente por fatores demográficos: eles têm mais filhos e são, em média, mais jovens que os adeptos de outras religiões.

Entre 2015 e 2020, a taxa média de fecundidade das mulheres muçulmanas foi de 2,9 filhos, contra 2,2 das mulheres não muçulmanas. Em 2020, a idade mediana dos muçulmanos era 24 anos, nove a menos que a dos não muçulmanos (33 anos).

A conversão religiosa teve pouco impacto no crescimento muçulmano. Dados de 117 países revelam que cerca de 1% das pessoas criadas no islã deixou a religião, número compensado por um volume semelhante de conversões ao islamismo.

ADEPTOS DO ISLÃ CRESCERAM NO OCIDENTE MAIS QUE OUTROS GRUPOS

Em 2020, a maioria dos muçulmanos vivia na região Ásia-Pacífico (1,2 bilhão), seguida por Oriente Médio e Norte da África (414 milhões) e pela África Subsaariana (369 milhões). Embora as populações muçulmanas da Europa e América do Norte sejam menores, cresceram mais rapidamente que as populações não muçulmanas nessas regiões.

A região com maior concentração relativa de muçulmanos foi o Oriente Médio e o norte da África, onde representavam 94% da população. Apesar disso, essa região abriga apenas cerca de um quinto dos muçulmanos do mundo.

Os países com maior número de muçulmanos em 2020 estavam fora do Oriente Médio e do norte da África: Indonésia (239 milhões), Paquistão (227 milhões), Índia (213 milhões) e Bangladesh (151 milhões). No total, os muçulmanos formavam a maioria populacional em 53 países e territórios.

Por: Revista Oeste

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x