VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias

Compartilhe
Santinhos caxias
Santinhos com números incorretos foram distribuídos na véspera da eleição em Caxias. Prefeito Gentil Neto e o secretário Fábio Gentil são investigados.

CAXIAS, 25 de abril de 2025 – A distribuição de santinhos de campanha com números trocados levou, segundo denúncia, à anulação de mais de 2,4 mil votos nas eleições de 2024 em Caxias, no Maranhão. O caso é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que aponta abuso de poder político e econômico.

A acusação tem como alvos o prefeito Gentil Neto (PP) e seu tio, o ex-prefeito Fábio Gentil, atual secretário de Agricultura e Pecuária do estado.

A ação, apelidada de “Aije dos Santinhos”, foi apresentada pelo partido Podemos. Segundo a acusação, os materiais falsos teriam sido estrategicamente espalhados na cidade na véspera do pleito. Os investigados, por coincidência, ocupam cargos de destaque no Executivo estadual e municipal.

De acordo com a peça acusatória, santinhos e cartazes com fotos dos candidatos Paulinho, Daniel Barros e até do ex-presidente Jair Bolsonaro foram impressos com números errados. A gráfica responsável seria a Editora Timonense Ltda., localizada em Timon (MA), de propriedade de João da Cruz Silva e Paulo Pinheiro de Melo Filho.

A disseminação aconteceu nos locais de votação, em logradouros públicos e até nas portas das casas. Os santinhos indicavam o número 21 para Paulinho, embora sua candidatura estivesse registrada sob o número 22 no Tribunal Superior Eleitoral. Já o candidato a vereador teve o número trocado de 25000 para 24000.

O efeito foi imediato. Segundo o documento, 2.413 eleitores digitaram o número errado para prefeito, anulando seus votos. A soma teria sido suficiente para alterar o resultado da disputa, favorecendo, por coincidência, o atual prefeito investigado.

Ainda segundo a petição, o material usava imagens dos candidatos ao lado de Jair Bolsonaro, supostamente pedindo votos para os números incorretos.

Com o caso avançando na Justiça, a juíza Gisa Fernanda Nery Mendonça Benício chegou a marcar audiência de instrução para 15 de abril de 2025, às 8h30min, no Fórum de Justiça Comum de Caxias.

O pedido de suspensão partiu de um mandado de segurança assinado por Fábio Gentil e foi aceito pelo juiz Marcelo Elias Matos e Oka, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Compartilhe

Leia mais

Elevador acidente

TRAGÉDIA

Maranhense morre após queda de elevador em obra de SP
Elevador acidente

TRAGÉDIA

Maranhense morre após queda de elevador em obra de SP

Lula viagens

FUGA PRESIDENCIAL

Lula já soma mais de 100 dias fora em viagens internacionais
Lula viagens

FUGA PRESIDENCIAL

Lula já soma mais de 100 dias fora em viagens internacionais

Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ
Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.