SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ recorre contra decisão que obriga concurso

Compartilhe
Procuradoria Prefeitura
PGM recorre de decisão sobre concurso público em São Luís. Prefeitura busca reverter obrigatoriedade de concurso e cota para concursados em cargos comissionados

SÃO LUÍS, 28 de março de 2025 –  A Prefeitura de São Luís, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), entrou com uma apelação cível no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) contra a decisão que determina a realização de concurso público para cargos efetivos e reserva de 40% das vagas em comissão para servidores concursados.

A decisão foi publicada em 14 de janeiro e estabelece um prazo de um ano para a realização do concurso. Além disso, a administração municipal deve apresentar, em 90 dias, um cronograma de ações para cumprir a sentença do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

O Ministério Público (MP) levou o caso à Justiça após constatar o descumprimento do percentual mínimo de 40% de cargos em comissão ocupados por servidores concursados, conforme previsto na Lei nº 4.615/2006 e na Constituição Federal.

Dos 2.159 cargos comissionados, apenas 190 eram ocupados por servidores concursados, representando 8,80% do total.

A Prefeitura alegou que a baixa adesão de servidores concursados a cargos comissionados se deve ao aumento de responsabilidades e jornada de trabalho. Também apontou limitações financeiras e orçamentárias, embora tais justificativas não tenham sido comprovadas no processo.

O juiz Douglas de Melo Martins considerou que a situação configurava violação aos princípios de moralidade administrativa, impessoalidade e isonomia. Inconformada com a decisão, a PGM recorreu ao TJ/MA para suspender a obrigação de realizar o concurso e reservar as vagas em comissão.

Na terça (25), a desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar foi designada como relatora do pedido. No dia seguinte, ela encaminhou os autos à Procuradoria Geral de Justiça, que deverá apresentar um parecer sobre o recurso.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x