DEPUTADOS ESTADUAIS

TRE-MA aguarda decisão do TSE sobre redistribuição de vagas

Compartilhe
TRE-MA legislativo
TRE-MA aguardará orientação do TSE antes de decidir sobre um possível recálculo das vagas de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

MARANHÃO, 17 de março de 2025 – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) aguardará orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de decidir sobre um possível recálculo das vagas de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. A medida ocorre após a recente decisão do TSE sobre a redistribuição das sobras eleitorais.

A Corte Eleitoral determinou, por seis votos a cinco, que a nova regra de distribuição das sobras eleitorais deve retroagir ao pleito de 2022. Com isso, sete deputados federais perderam seus mandatos, e as cadeiras foram redistribuídas.

A revisão ocorre devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a regra que restringia a distribuição das sobras eleitorais. Antes, apenas partidos que atingissem 80% do quociente eleitoral podiam participar, e os candidatos precisavam alcançar ao menos 20% desse quociente para serem eleitos.

Inicialmente, a mudança valeria apenas a partir das eleições municipais de 2024. Contudo, ao analisar recursos, a maioria dos ministros do STF decidiu que a nova norma deveria ser aplicada retroativamente a 2022, impactando a configuração do Congresso Nacional e possivelmente das Assembleias.

Com a repercussão geral da decisão, a nova distribuição pode alterar também a composição das Assembleias Legislativas estaduais.

O TRE-MA, porém, só tomará medidas após diretrizes do TSE.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x