AÇÕES JUDICIAIS

Processos por erro médico crescem 158% em 4 anos no Brasil

Compartilhe
Processos ações
Processos por erro médico crescem 158% no Brasil. De 2023 a 2024, país teve um crescimento de 506% nas ações relacionadas a danos causados por falhas na saúde.

BRASIL, 13 de março de 2025 – O Brasil registrou um aumento de 158% no número de processos judiciais relacionados a erros médicos de 2020 a 2024. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostram que, de 2023 a 2024, o crescimento foi ainda mais acentuado, com alta de 506%. No último ano, foram registradas 74.358 novas ações, contra 12.268 no ano anterior.

Esses processos envolvem questões como danos morais e materiais, termos usados pelo sistema judiciário para classificar problemas na prestação de serviços de saúde.

O país também acumula 139.079 processos do tipo pendentes de julgamento até 2024, um aumento de 80,5% em relação aos 77.052 casos pendentes em 2020, conforme os dados do Painel de Estatísticas do CNJ.

ENTENDA O TERMO

Em 2023, o CNJ modificou a TPU (Tabela Processual Unificada), que organiza os temas em tramitação no Judiciário. A partir dessa alteração, os casos enquadrados antes como “erro médico” foram reclassificados como “danos materiais e/ou morais decorrentes da prestação de serviços de saúde”, seja no setor público ou no privado.

“Essa alteração está em conformidade com o que é estabelecido pela Constituição Federal, em seus artigos 5º (incisos V e X), 37, § 6º, e também pelo Código Civil, que abrange os artigos 927, 944 a 954, além do artigo 5º, X da CF, e dos artigos 186, 927, 944 e 953, parágrafo único”, afirmou o CNJ em nota enviada ao Poder360.

A alteração foi solicitada pelo CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões), com o apoio do CFM (Conselho Federal de Medicina). As entidades afirmaram que a versão anterior da tabela classificava certos temas como “erro médico”, o que, segundo elas, transmitia uma conotação negativa à classe médica.

Compartilhe

Leia mais

Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ
Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ

CHEGANDO A HORA

Paulo Victor afunda Câmara em crise e bomba-relógio avança

CHEGANDO A HORA

Paulo Victor afunda Câmara em crise e bomba-relógio avança

prédios Decisão

IMÓVEL EM RUÍNAS

Justiça obriga São Luís a recuperar prédios históricos ocupados
prédios Decisão

IMÓVEL EM RUÍNAS

Justiça obriga São Luís a recuperar prédios históricos ocupados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.