
RIO DE JANEIRO, 14 de janeiro de 2025 – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta sexta (14) o caso do atleta Yuri Ferraz, acusado de atuação irregular na Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado pode impactar o rebaixamento da competição e beneficiar o Sampaio Corrêa, que pode recuperar sua vaga na terceira divisão.
A sessão ocorre no início da tarde e, devido à complexidade do caso, deve se estender por várias horas. A Procuradoria do STJD denunciou Caxias-RS e ABC-RN pela suposta escalação irregular do jogador, que teria atuado por ambas as equipes na competição, infringindo o regulamento.
Caso haja perda de pontos para Caxias e ABC, o Sampaio Corrêa pode ser beneficiado e evitar o rebaixamento à Série D. Além dos dois clubes, Yuri Ferraz, o árbitro e o quarto árbitro da partida contra o Athletic-MG também foram intimados para prestar esclarecimentos.
BASE LEGAL E PENALIDADES
A denúncia tem como base os artigos 156 e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo 214 prevê punição para clubes que escalarem atletas em situação irregular, resultando na perda de pontos equivalentes a uma vitória por cada partida disputada e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Se condenado, o Caxias pode perder 27 pontos, considerando as nove partidas disputadas por Yuri Ferraz, o que levaria ao seu rebaixamento. Dessa forma, o Sampaio Corrêa poderia manter-se na Série C.
POSICIONAMENTO DAS PARTES
O Caxias alega que, segundo os registros oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Yuri Ferraz atuou em apenas três partidas pelo ABC. O clube sustenta que houve um erro da arbitragem ao não registrar a entrada do jogador no jogo contra o Athletic-MG.
O Sampaio Corrêa e a Aparecidense, também rebaixados, apresentaram a notícia de infração que resultou na denúncia contra os clubes envolvidos. O julgamento deve definir o futuro da Série C e pode alterar a lista de equipes rebaixadas para a próxima temporada.