BRASÍLIA, 13 de dezembro de 2024 – Nesta quinta (12), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2.976/2020, que autoriza a castração química como punição para pedófilos. Apesar da comemoração nacional, cinco parlamentares maranhenses votaram contra a emenda que incluiu a medida no texto final.
Segundo o painel do Congresso em Foco, do site UOL, os deputados Josivaldo JP, Márcio Jerry, Rubens Júnior, Márcio Honaiser e Marreca Filho foram os únicos representantes do Maranhão a rejeitar a proposta de castração química.
Nas redes sociais, Josivaldo JP, que anteriormente se apresentava como conservador, divulgou um vídeo afirmando ter votado pela castração. No entanto, os dados do UOL desmentem sua declaração. Já os demais deputados que se posicionaram contra a medida preferiram não comentar o assunto em suas redes sociais.
Por outro lado, os deputados maranhenses Pedro Lucas Fernandes, Duarte Júnior, Amanda Gentil, Pastor Gil, Josimar de Maranhãozinho, Detinha e Cleber Verde votaram a favor da emenda. Pedro Lucas, em especial, destacou seu voto nas redes sociais.
O resultado final na Câmara foi de 267 votos a favor e 85 contra a aprovação da emenda.