MARANHÃO, 11 de dezembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) e o IBAMA deflagraram nesta quarta (11) a Operação Fractal, visando encerrar atividades ilegais de garimpo nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão.
A operação concentra-se em áreas conhecidas como Garimpo do Cedral, Garimpo do Monte Árido e Garimpo do Pica Pau, situadas ao norte da Terra Indígena Alto Turiaçu, região severamente impactada pelo avanço do garimpo ilegal.
Durante a operação, agentes inutilizaram maquinários, motores e equipamentos usados na extração clandestina de ouro e em crimes ambientais. Muitos desses instrumentos estavam escondidos na vegetação, sendo localizados com o uso de drones de longo alcance e geotecnologia com imagens de alta resolução.
A destruição dos equipamentos segue o Decreto Federal n.º 6.514/2008, que permite a inutilização de instrumentos utilizados em infrações ambientais para prevenir riscos e novos usos indevidos.
Além disso, nos locais de lavra clandestina foram apreendidas armas de fogo, munições, e uma pessoa foi presa em flagrante por crime ambiental.
A operação contou com o apoio da Coordenação do Comando de Aviação Operacional, do grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal (PF), do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
As atividades ilegais identificadas configuram os crimes de usurpação mineral, conforme o artigo 2º da Lei 8.176/1991, e crime ambiental, segundo o artigo 55 da Lei 9.605/1998.
A operação recebeu o nome “Fractal” devido às formações geométricas das crateras observadas nas áreas de garimpo, que se assemelham a fractais quando vistas do alto.