ADVERTÊNCIA

Funcionários do Grupo Mateus anunciam paralisação

Compartilhe
Mateus Advertência
Funcionários do Grupo Mateus reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial em mobilização organizada para esta sexta (6).

SÃO LUÍS, 05 de dezembro de 2024 – Os funcionários do Grupo Mateus, maior rede varejista do Maranhão, planejam realizar uma paralisação de advertência nesta sexta (6), às 8h, na unidade localizada na Cohama, em São Luís.

O movimento é liderado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) e tem como objetivo pressionar o grupo Mateus por melhores condições de trabalho.

Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial, aumento no valor do ticket de alimentação, respeito às folgas em feriados e a redução da jornada de trabalho, considerada excessiva pelos trabalhadores.

Além disso, o sindicato propõe uma jornada diária de seis horas, que, segundo eles, garantiria mais qualidade de vida aos funcionários, melhoraria o atendimento aos clientes e ampliaria as oportunidades de emprego.

O Sindcomerciários reafirmou seu apoio à mobilização, destacando que a paralisação é um instrumento legítimo de negociação. Em nota, o sindicato declarou: “Estamos ao lado dos trabalhadores e acreditamos que esta ação pode abrir caminhos para um diálogo mais justo e produtivo com a empresa.”

Compartilhe

Leia mais

Programa Brasil

VOA BRASIL

Programa do governo Lula tem menos de 1% de adesão
Programa Brasil

VOA BRASIL

Programa do governo Lula tem menos de 1% de adesão

Carlos desfiliação

DESFILIAÇÃO

Carlos Lula pede autorização judicial para deixar o PSB
Carlos desfiliação

DESFILIAÇÃO

Carlos Lula pede autorização judicial para deixar o PSB

Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula
Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula

Respostas de 95

  1. Várias redes de supermercados além desta firma.poderia e deveria fiscaliza.o fiscal do ministério do Trabalho.. cadê as autoridades

    1. Que vcs possam resolver essa injustiça de receber cem reais de tikes alimentação ,pra se alimentar o mês todinho.
      Que as nossas autoridades possa ver isso e resolver,pois merecem sim receber um salário melhor.

      1. Resolver como?
        Wilson comunista de iphone , estava batendo palma em pé para dino , resumindo mateus um grupo de lavagem de dinheiro do partidos de esquerda.
        Nao vai da nada….

    2. Caras essa redes de supermercados crecem por conta dos funcionários q são levados a exaustão, enquanto os diretores e os presidente comem do bom e do melhor,os funcionários são tratados como animais pq até o refeição são descontado no salário mas comemos os q eles querem dar,eu falo isso pq trabalho em.um rede aqui de minas gerais de bh,se Deus quiser esse é o meu último mês de trabalho aqui, já tô no meu limite chega de comer só arroz com sal.

      1. O pior meu amigo, é que em algumas regiões do país, ou vc se sujeita, ou parte pra informalidade. O empresário sabendo dessas dificuldades se aproveita da situação. Pobre trabalhador.

      2. Boa noite, não acredito, trabalho à 29 anos em uma rede em são Paulo as vezes as empresas limitam algumas coisas devido os próprios funcionários que reclamam demais tem deles não merecem nem ter assinatura na carteira de trabalho, só vai dá valor quando estiverem próximos de 55 a 60 anos que ficam próximo de se aposentar

    3. Já trabalhei em uma empresa mo Recife, eu e outros colegas íamos parar reivindicando melhorias, quando a diretoria ficou sabendo colocaram um anúncio “vagas aberta para as dívidas especialidades. Morgou todos e a greve nem começou, foi muito engraçado kkkkkķk.
      Mas todos comerciarios precisam de benefícios melhores.

    4. NÃO EXISTEM MINISTÉRIO PÚBLICO PARANOS CIDADÃOS TRABALHADORES, ESSE TAL DE MINISTÉRIO TRABALHAM EM PARCERIA COMNOS EMPRESÁRIOS, DAQUI A POUCO O MINISTÉRIO PÚBLICO VAI PROIBIR A MANIFESTAÇÃO, A PARALISAÇÃO DIZENDO QUE NÃO É LEGAL ESSA PARALISAÇÃO, GENTE NÃO TEM NENHUM ÓRGÃO PÚBLICO QUE DEFENDA OS TRABALHADORES,NOS DONOS DESSAS REDES ATACADISTAS SÃO BILIONÁRIOS QUEM FEZ ELES FICAREM BILIONÁRIOS SOMOS NÓS TRABALHADORES QUE SOMOS ESCRAVIZADOS ,OS SHOPPINGS CENTER TB ESCRAVIZAM OS TRABALHADORES QUE TRABALHAM DE DOMINGO A DOMINGO E ATÉ HJ NÃO VEMOS O SINDICATO FAZER NADA,ATÉ QUANDO VAMOS DIZER PARA ESSES EMPRESÁRIOS QUE CHEGA DE NOS ESCRAVIZAR E DEIXAR ELES CADA ANO MAIS BILIONÁRIOS, VAMOS PARANLIZAR O BRASIL CONTRA ESSA CARGA DE TRABALHO QUE NOS DEIXA DOENTES E UM SALÁRIO MISERÁVEL QUE RECEBEMOS COM TANTO DESCONTO NÃO GANHAMOS PELO TRABALHO QHE FAZEMOS!

  2. Várias redes de supermercados além desta firma.poderia e deveria fiscaliza.o fiscal do ministério do Trabalho.. cadê as autoridades

      1. Discordo de você seu vagabundo, o único que tenta nos livra do mau desses empresários sangue suga é o Lula, você que não si da bolha se Bolsonaro colocar o ovo dele na sua boca você lambe infelizmente você está cedo igual gaia só acredita vendo

        1. Deixa de ser burro, que os juros aumentaram, em 2025 vai aumentar mais, só de viagem de avião o vagabundo só Lula e seus pares já gastaram mais de 1 bilhão

  3. Esses atacarejos são os maiores exploradores de mão de obra atualmente.
    Onde quer atuam ali esta a exploração, e salário extremamente baixo e muita cobrança.
    Não são capazes de entender que quem propícia o crescimento além do cliente, são os funcionários.
    Crescem como praga e nunca distribuem uma parte do lucro com quem faz a diferença.
    Tem de partir pra o confronto pra fazer entender que somos a força que move a “engrenagem”
    Parabéns a categoria.
    Quem luta conquista.

    1. Rapaz pois vocês tão é com sorte de receber 100 reais de ticket alimentação, e aqui no interior do Maranhão onde a gente não recebe é nada, só o salário seco e as folgas de hora extra some no ar sem ninguém saber, mulheres trabalhando 3 até 4 domingos seguidos. Faz o i

          1. Se Bolsonaro colocar o ovo dele na Sua boca você chupa e lambe infelizmente você não acredita igual a gaia só acredita vendo continua chupando as bolas de Bolsonaro imbecil que tu vai ganhar o que Andressa Urach ganha “chibata”

        1. Onde entra o Bozo lá bozo cá para consertar o estado com os piores índices do país?
          Gente assim que o PT quer: burro.

  4. É cada coisa no Brasil, se o trabalho está ruim pede para sair, tem milhões de desempregados querendo, já não basta as paralisações dos funcionários publico, este na sua grade maioria tem bons salários, mas sempre quer mais, o céu é o limite

    1. Você está totalmente errado, a exploração é desumana, principalmente nessas grandes redes de supermercados atacarejos. Eu poderia te dar vários exemplos da época em que trabalhei no grupo Mateus, mas vou citar apenas um, a empresa obrigava o trabalhador a trabalhar depois de bater o ponto, e ameaçava, de forma indireta, com demissão quem se recusasse a fazer horas extras fora da jornada, ou seja, queriam que o trabalhador trabalhasse de graça e ainda ficasse calado. Esse é apenas um dos diversos exemplos. Só o que posso dizer é que a empresa é uma das piores que já trabalhei, em contra partida é uma das que mais cresce no país justamente por explorar até a última gota de suor de seus funcionários. Essa história de dizer que “é só pedir demissão” é muita ignorância. Se você é da classe trabalhadora deve saber muito bem que existem direitos e muitas dessas empresas violam esses direitos. É uma grande burrice colocar a culpa no trabalhador que só quer ter mais dignidade e respeito. Ninguém está pedindo 20 mil por mês, apenas condições justas e dignas de trabalho para todos, um salário compatível com os custos de vida e respeito aos direitos, inclusive pra você também, se for o seu caso. Passar bem camarada.

      1. Para de reclamar e vai trabalhar, esse negocio de ficar chorando é pra derrotado e quem gosta de conversa fiada. Quem trabalha de verdade pensa pra frente!

      2. AQUI EM CURITIBA É A REDE DE SUPERMERCADO DO SR. JOANIR ZONTA, REDE CONDOR, QUE EXPLORA OS FUNCIONÁRIOS, SALÁRIO BAIXÍSSIMO, PERSEGUIÇÃO, COMIDA DE PÉSSIMA QUALIDADE P/ OS FUNCIONÁRIOS, ETC. TEM QUE SER REDUZIDO ESSE HORÁRIO DE ESCRAVIZAÇÃO DE 8H P/ 6H. ATÉ ENTREGUEI MEU LUGAR. MAS ESTOU REUNINDO FUNCIONÁRIOS SOFREDORES PARA UMA PARALIZAÇÃO GERAL. BREVE. ENQUANTO ISSO ESSA CRIATURA CHAMADO ZONTA (PROPRIETÁRIO) VIVE A PRESENTEAR CLIENTES DANDO CARROS E MAIS CARROS NOVOS DE BRINDE PARA CLIENTES. ELE VAI PAGAR POR TUDO ISSO. UM TAPA NA CARA DOS FUNCIONÁRIOS. ELE É UM FDP.

      3. Eu odeio o atacarejo Mateus. Não como empregada mas como cliente! Pelo que estou vendo é uma exploração tanto dos funcionários quanto dos clientes. Vc vê um preço na prateleira chega no caixa é outro valor bem mais elevado! Já aconteceu diversas vezes comigo. Aí chama o gerente pra ajeitar o preço pq ocorreu um engano. Se a gente não presta atenção a gente acaba pagando um valor absurdo no final. São fanfarrões faz tempo q não compro nada nessa rede

    2. Bom salário para funcionário público? Nesse país só quem ganha dinheiro é político ou empresário. Sou funcionária pública da prefeitura de São Luís e em 17 anos nunca fizeram a progressão de carreira, que está no estatuto do servidor, para aí sim dizer que temos um salário justo, já que as condições de trabalho são extremamente péssimas e não existe previsão de mudança. Julgar sem conhecimento de causa é fácil. Passar bem!

    3. Sei que é Bolsonarista é pobre de direita aposto que só tem um carrinho se tiver uma cada financiada pela a minha casa minha vida e quer ser rico ou se acha pobre que acha que é rico

  5. Tem q continuar com as 44 horas semanais, passando disso horas extras. Ainda mais q não são obrigados a ficarem, é só pedir demissão.

    1. Muito fácil sua colocação, se coloque no lugar de quem tem que sustentar a família.

  6. Rua … Aceitou quando entrou.

    Pedir melhorias prejudicando a empresa com paralização se fosse minha já era rua no dia seguinte.

    Deveria não aceitar o emprego e procurar outro.

    Não sou contra melhorias, mais acho que deve ser no diálogo se a empresa acatar ótimo se não procura outro que atenda suas necessidades.

    1. Não é assim, colega. Certeza que se você tivesse uma empresa e então demitisse em massa, sem sequer tomar medidas depois, iria deixar furioso seus colaboradores. Inventaram de fazer a paralisação aqui na filial 28, demitiram todos que já DESEJAVAM ser mandados embora. Um mês depois anunciaram melhorias no salário e alimentação. Se há revolta, pode acreditar que não é atoa, não importa quantos contrate, a opinião geral nunca vai mudar até que haja uma mudança.
      O reajuste salarial já estava atrasado na nossa filial, o acordo entre o sindicato e o Mix Mateus nunca saía, tentamos no diálogo e nada adiantou.

  7. Falou o filhinho mimado de papai…
    Se tem exploração, o empregado tem sim direito de reivindicar seus direitos. Pelo visto vc não sabe o que é trabalho. Deve ser apenas um encosto nas costas de pais ricos.

  8. Não precisa de paralisação, apenas que se faça cumprir as leis trabalhistas que não funciona nesse grupo.
    Faz-se necessário cumprir a carga horária correta, e ter o mínimo de respeito quanto aos colaboradores, e as normas trabalhistas.
    Se a empresa respeitar as leis trabalhistas, e os órgãos fiscalizadores forem atuantes, o negócio vai fluir.

  9. Vejo muita gente criticando o empresário, mas os maiores beneficiários são os críticos, pois eles adoram chegar ao supermercado no fim de expediente e aos fim de semana, antigamente não se abria aos domingos, porém essa exigência é do consumidor, o empresário esta buscando o melhor atendimento, infelizmente para o melhor fim de semana de uns, precisa de trabalho de outros, difícil equacionar essa conta.

    1. para poder rodar 7 dias por semana, Sugiro que o patrão coloque a esposa, filhos e sogra para rodar no final de semana.

      1. Boa sugestão…
        Duvido que ele aceite.
        Resumindo tudo.
        A escravidão nunca acabou, mudou de nome apenas….sei como é.
        Infelizmente.
        Boa sorte nessa luta.

  10. Essa empresas do Varejo estão ficando milionárias com essa forma de escravidão legalizada.Colocam o trabalhador para uma carga horária acima de 44 horas semanais e ainda quer pagar com banco de horas.Aqui em São Paulo tem várias empresas assim, outro dia fiz seleção para uma empresa dessas, no RH tudo lindo e maravilhoso ,quando chega na loja, escravidão,hora pra entrar sem hora pra sair além de banco de horas.Mulheres carregando peso excessivo como Operadora de loja, uma troca constante de funcionários, não ficam um mês, até no os banheiros estão sendo colocado pra limpar.
    Quando vi aquela escravidão, virei as costas e nunca mais voltei, ninguém vai querer empurrar a minha cadeira de rodas depois…Pense sempre nisso, pq para os varejista o que importa é o trabalho não sua saúde física e metal.Isso não é trabalho e escravidão, modelo americano de trabalho que tentam implantar no Brasil por debaixo dos panos

  11. Vejo todo mundo concordar com o protesto e criticando. Porém tem dois lados que tem que ser analisado,
    Primeiro, e inegável que as melhores melhor qualidade de vida ao diminuir a jornada de trabalho pode gerar benefícios, porém ok que ninguém conta, nem mesmo o sindicato, e o ponto negativo para a população, que diminuindo a jornada e contratando mais, vai gerar um custo ha mais, e como sabemos que todo o custos repassado ao preços, automaticamente, os custos serão repassado ao consumidor. É fato ou a parada na abertura de lojas ou demissões. Portanto tem que ser analisados. Pois e lícito querer aumento, e diminuição da jornada, porém tem que ser analisado. Com relação as condições de trabalho além do protesto, tem que chamar o ministério do trabalho também

  12. Essas empresas do Varejo estão ficando milionárias com esta forma de escravidão legalizada.Colocam o trabalhador para realizar uma carga horária acima de 44 horas semanais e ainda querem pagar com banco de horas.Aqui em São Paulo tem várias empresas assim, outro dia fiz seleção para uma empresa dessas, no RH tudo lindo e maravilhoso ,quando chega na loja, escravidão,hora pra entrar sem hora pra sair além de banco de horas.Mulheres carregando peso excessivo como Operadora de loja, uma troca constante de funcionários, não ficam um mês, até no os banheiros estão sendo colocado pra limpar.
    Quando vi aquela escravidão, virei as costas e nunca mais voltei, ninguém vai querer empurrar a minha cadeira de rodas depois…Pense sempre nisso, pq para os varejista, o que importa é o trabalho não sua saúde física e metal.Isso não é trabalho e escravidão, modelo americano de trabalho que tentam implantar no Brasil por debaixo dos panos .

    1. Mintiraa CLT foi trazido da França só existe isso no Brasil na França será por que né, vai aprender de onde vem essa merda , foi da maldita revolução francesa de merda que os de esquerda tanto fala .kk se rancar o CLT e ganhar por hora e receber por semana acabava com essa merda

  13. Essas empresas do Varejo estão ficando milionárias com esta forma de escravidão legalizada.Colocam o trabalhador para realizar uma carga horária acima de 44 horas semanais e ainda querem pagar com banco de horas.Aqui em São Paulo tem várias empresas assim, outro dia fiz seleção para uma empresa dessas, no RH tudo lindo e maravilhoso ,quando chega na loja, escravidão,hora pra entrar sem hora pra sair além de banco de horas.Mulheres carregando peso excessivo como Operadora de loja, uma troca constante de funcionários, não ficam um mês, até os banheiros estão sendo colocado pra limpar, pois não contratam faxineira.
    Quando vi aquela escravidão, virei as costas e nunca mais voltei, ninguém vai querer empurrar a minha cadeira de rodas depois…Pense sempre nisso, pq para os varejistas, o que importa é o trabalho não sua saúde física e metal.Isso não é trabalho e escravidão, modelo americano de trabalho que tentam implantar no Brasil por debaixo dos panos .Greve geral, ou a fila do SUS e do INSS depois vai explodir.Povo ganancioso e sem vergonha que tentam destruir a saúde dos trabalhadores com trabalho escravo e salário mínimo.Esqueci de dizer, não se alimentem nessas empresas quando oferecerem almoço,pois estão usando alimentos vencidos para oferecer as refeições aos trabalhadores.Comi em um supermercado e a mistura estava com cor verde..

  14. NINGUÉM FICA BILIONÁRIO TRABALHANDO HONESTAMENTE, SÓ FICAM QUANDO EXPLORAM MÃO DE OBRA, SONEGAM, HERDAM OU ROUBAM,

  15. Tudo isto acontecendo na cara do ministro do trabalho isto é uma tremenda exploração dos trabalhadores e José Sarney porque fica calado neste momento ….

    1. Exploração? De que eu trabalho 12 horas por dia , e ganho de 1 mil a 2 mil por semana , agora quem trabalha pouco ganha pouco .. otario kk

  16. Falar até papaguaio fala sempre acredito no bom senso e ambas as partes sem entendam Matheus e um exemplo de mercado sindicatos serve pra que ?

    1. Pra atrapalhar quem quer trabalhar e fazer dinheiro? Graças ao sindicatos não podemos mais fazer mais que 2 horas extras , antigamente tirava 3 , 5 mil agora ? Só o salário

  17. Quem multiplica o “dinheiro” do empresario é o trabalho dos seus funcionarios, portanto nada mais justo que remunere este trabalhador com um salario justo; que lhe proporcione se alimentar, estudar, CONVIVER COM A FAMILIA, e lazer. Se o empresario nao está fazendo isto é justo que o trabalhador pare de trabalhar,(greve), até as partes praticarem um acordo.

    1. E só eles montar seu próprio negócio e pedir as contas , e você tem seu próprio negócio? E fácil falar do negócio dos outros sendo que nem saiu da casa da mãe ainda ..kk monta o seu negócio e faz isso pra ver .. cuzao

  18. Pois contrata um escravo seu merda. Vc acha q os funcionários são robôs pra trabalhar sem descanso respeitar as pessoas seu pnc

    1. 8 horas por dia num dia de 24 horas pera aí , se não quer trabalhar vai tomar menina do olho do seu $@^# e viver de bolsa família.

  19. Falta de respeito com os funcionários ticket ser pouco ainda dinheiro do ticket volta pro supermercado mateus ticket era pra ser 500 até pq só faz compra no Mateus mesmo

    1. Ticket pode ser comprar no mateus mais a mercadoria vai pra pessoa , se ela vai ter que comprar algo pra comer de qualquer jeito , agora 500 reais ? Tu que é bolsa família ou um Ticket? Kk

  20. Os trabalhadores elegem deputados e senadores da direita e depois ficam nessa situação. Quer mais direitos, vote nos políticos da esquerda, não fiquem fazendo arminha com os dedos.

    1. A direita fez são Paulo, a esquerda c*gou o progresso do estado mais atrasado economicamente do país: MÁ
      Contesta jumentolo.

    2. Seu rabo, se foi os deputados e senadores de esquerda que acabou com o aumento de salário que vai tirar 80 reais sendo que aumentou 50 kk ver se assiste senado mane ..

  21. Bom salário para funcionário público? Nesse país só quem ganha dinheiro é político ou empresário. Sou funcionária pública da prefeitura de São Luís e em 17 anos nunca fizeram a progressão de carreira, que está no estatuto do servidor, para aí sim dizer que temos um salário justo, já que as condições de trabalho são extremamente péssimas e não existe previsão de mudança. Julgar sem conhecimento de causa é fácil.

  22. A questão que esses empregados votam em políticos que destroem a vida deles. Veja quem são os deputados que votaram pela reforma trabalhista, que retirou direitos deles … Quem foi o presidente que fechou o ministério do trabalho? Enquanto ficarem votando por ideologia política, cai afundar. Empresário não é coitadinho. Eles vidam altos lucros, mas muitos empregados estavam e estão defendendo com eles os interesses desses sanguessugas. Lamentável!!!

  23. Por isso que esse ilso Mateus ficou mais rico da noite pq escravisa os funcionários para ele seja caixa e empacotador ao mesmo tempo fora também que cliente também faz esse serviço que na minha opinião era pra ter um empacotador em cada caixa e também tem a questão dos preços tudo caro e conserteza o governo é conivente com essa falta de respeito com o povo maranhense…

  24. Fui fazer rota lá dos produtos que represento no mix do anil. Horrível 3 bebedouros 1 que é dos clientes tomarem água, com gosto de barro e toda suja, o segundo com gosto amargo e o terceiro ma cozinha a água é boa mais o supermercado não disponibiliza copos descartáveis e o gerente proibiu que pegassem copos na padaria do supermercado. Hoje mesmo dia “06/12/24′ tinham baratas andando no chão do supermercado. Por isso o dono está riquíssimo, só pensa no lucro e não valoriza seus funcionários e clientes.

    1. É só criar uma empresa sem seres humanos trabalhando. Tem um idiota, alheio e indiferente fazendo comentários bobos. O grupo Mateus cresce as custas da exploração de pessoas. Demite todo mundo aí quero ver lucro! Com o surgimento do comércio a mão-de-obra é fundamental para haver consumo. A esmola de salário paga por eles, retorna aos grandes empresários, banqueiros e estado (impostos).

  25. Aqui na Paraiba também é assim, baixos salários e vários funcionários na justiça e eles não botam pra fora.

  26. É por isso que o dono do grupo Matheus está entres os ricos do Brasil por pagar um salário tão baixo para o trabalhador.

  27. Sou empregado e apoio todo tipo de manifestação pacífica, mas os funcionários entram “mortos de fome” sabendo das condições, aí quando enchem a barriga ficar colocando banca.

  28. Tinha que ser no Maranhão, onde 55 % vive de bolsa família, bando de preguiçoso, vai e ficar sem emprego , e depois vai chorar quando tiver cortado o bolsa família kkk

    1. O Matheus sempre explorou funcionários,não é de hoje vai lá na rede deles lá em Santo Amaro em Recife q vcs vão confirmar o q eu estou falando….

  29. Por isso essa rede de supermercado é a maior do nordeste, explorando seus funcionários e os levando a exaustão, depois quando o processo trabalhista vem, ficam dizendo que os trabalhadores são vagabundos e não querem trabalhar. Esse é o Brasil!!!

  30. A “Abolição da escravização” não foi por humanidade mas pelo capital. Porém, estamos vivenciando a escravização moderna.

  31. Todo apoio a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Sindicato forte é o que estamos precisando.

  32. Reinvindicar 6 horas de trabalho por dia em supermercado é totalmente incoerente com a realidade brasileira, óbvio que isso não vai prosperar! Sejamos todos realistas, reivindique algo real e não algo que sabemos que nunca irá mudar!

  33. Só paralisando os serviços para serem ouvidos. Que eles tenham reajustes justos de salários, pagamento devido de horas extras e folgas regulares.

  34. Um cara como esse Matheus que veio da miséria agora tá sendo Miseravi com quem dá o sangue todos dias. Um cara desse era dá exemplo de bondade ,um ticket de 700 reais aí os funcionários podem se alimentar melhor e um salário digno aí sim quem sabe ele tinha até a salvação do nosso Senhor Jesus. Porque do jeito que ele tá fazendo não sei não mas…..

  35. Gente o assunto não é Lula ou bolsonario e sim a categoria trabalhista que estão lutando pelos seus direitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.