VEREADORES

TRE indica veto à redução de vagas em Câmaras do Maranhão

Compartilhe
TRE Vereadores
TRE-MA descarta redução imediata de vagas em Câmaras municipais. Decisão judicial aponta mudanças somente para futuras legislaturas no Maranhão.

MARANHÃO, 29 de novembro de 2024 – O juiz eleitoral Rodrigo Maia, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), revogou, na quinta (28), a decisão que reduzia o número de vagas na Câmara de Nova Olinda do Maranhão. A medida foi originalmente determinada pelo juiz Marcelo Moraes Rêgo de Souza.

Com isso, nenhum vereador eleito deve perder o mandato devido a alterações no número de cadeiras nos legislativos municipais.

De acordo com fontes da Corte eleitoral, o entendimento de Maia, amplamente aceito entre os integrantes do TRE-MA, é de que mudanças no número de vereadores só têm validade para a legislatura seguinte. Essas alterações precisam ser aprovadas pelas Câmaras Municipais antes do encerramento das convenções partidárias.

CONSTITUIÇÃO DETERMINA O NÚMERO DE VEREADORES

A Constituição Federal define que o número de vereadores varia conforme a população de cada município. Cidades com até 15 mil habitantes têm direito a nove vereadores, enquanto municípios com mais de 8 milhões de habitantes, como São Paulo, podem ter até 55 cadeiras.

O artigo 29, inciso IV, da Constituição detalha 24 faixas populacionais, indicando o número máximo de parlamentares permitido em cada faixa. Essas regras determinam os limites para garantir proporcionalidade na representação legislativa.

TRE-MA DEVE MANTER ENTENDIMENTO EM OUTROS CASOS

Além do caso de Nova Olinda, o TRE-MA avalia dezenas de processos similares. A tendência da Corte é seguir o entendimento já consolidado, aplicando reduções de vagas apenas para eleições futuras, respeitando o processo eleitoral vigente e o mandato dos parlamentares atuais.

Compartilhe

Leia mais

Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023
Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.