ROMÊNIA, 29 de novembro de 2024 – A Suprema Corte da Romênia determinou, nesta quinta (28), a recontagem dos votos das eleições presidenciais. A decisão surge após suspeitas de irregularidades e possível interferência cibernética russa no pleito.
O candidato de direita Calin Georgescu, de 62 anos, surpreendeu ao liderar o primeiro turno, mesmo com menos de 10% nas pesquisas eleitorais. Diante disso, a Corte Constitucional ordenou, por unanimidade, a recontagem dos votos.
Georgescu enfrenta críticas por suas posições favoráveis à Rússia e contrárias à Otan, diferindo do histórico alinhamento pró-Ocidente da Romênia.
ALERTA DE CIBERATAQUES E ENVOLVIMENTO DO TIKTOK
O Supremo Conselho de Defesa da Romênia relatou evidências de ciberataques durante as eleições. As investigações indicam que um candidato recebeu exposição favorecida no TikTok, embora a plataforma tenha negado o tratamento preferencial.
A campanha de Georgescu, fortemente apoiada por jovens e romenos no exterior, utilizou amplamente a rede social chinesa.
ELEIÇÕES PARLAMENTARES E CONEXÃO RUSSA
Autoridades romenas também destacaram ações hostis atribuídas à Federação Russa no contexto eleitoral. Um pedido para suspender o TikTok até a conclusão das investigações foi realizado na última quarta (27).
Enquanto isso, o segundo turno presidencial, entre Georgescu e Elena Lasconi, de centro, ocorrerá em breve.