SÃO LUÍS, 19 de novembro de 2024 – Durante a sessão desta segunda (18), o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSB), anunciou o afastamento judicial do vereador Umbelino Júnior (PSB). A decisão também abrange servidores vinculados ao gabinete do parlamentar.
Paulo Victor destacou que a Câmara foi oficialmente comunicada da decisão judicial em 14 de novembro e cumpriu integralmente a ordem, incluindo o afastamento de servidores. Para garantir a continuidade das atividades legislativas, Aldo Rogério (PRTB), suplente partidário, foi convocado e empossado no mesmo dia.
Umbelino Júnior foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), realizada em 13 de novembro. A ação investiga desvios salariais de servidores (“rachadinha”) do gabinete do vereador.
A operação foi cumprida em São Luís e Imperatriz, com 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens e contas, além do afastamento de Umbelino Júnior e outros 17 investigados.