RIO DE JANEIRO, 18 de novembro de 2024 – A Cúpula de Líderes do G20 inicia nesta segunda (18) no Rio de Janeiro, marcando a transição da presidência do grupo do Brasil para a África do Sul. O encontro reúne chefes de Estado e de Governo de 19 países, além da União Europeia e União Africana.
As discussões abordarão temas como combate à fome, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. A única ausência será do presidente da Rússia, Vladimir Putin, representado pelo ministro Sergei Lavrov.
A presidência brasileira priorizou três eixos: combate à pobreza e desigualdade, desenvolvimento sustentável e transição energética, e reforma da governança global.
O Brasil também propõe taxar globalmente super-ricos, com potencial de arrecadação entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anuais, mas enfrenta resistência de países como Estados Unidos e Alemanha.
Os encontros do G20, realizados no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, seguem sob forte esquema de segurança. Na segunda, o presidente Lula recepcionará os líderes e lançará a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Na terça, haverá a transmissão da presidência para a África do Sul.