CARUTAPERA, 21 de setembro de 2024 – Marcelo de Oliveira Ferreira, candidato a vereador em Carutapera, foi preso pela Polícia Civil na sexta (20) após mandado judicial expedido em 2019. Ele é acusado de furto.
Marcelo do Mercado, como é conhecido, teve sua prisão preventiva decretada em julho de 2019 pela comarca de Ananindeua (PA). Na última quarta (18), o g1 noticiou que ele e outros seis candidatos tinham pendências judiciais.
Segundo o delegado Alisson Guimarães, a prisão ocorreu após diligências que começaram logo após a divulgação das informações pelo portal. O candidato foi levado à Unidade Prisional de Godofredo Viana, onde permanece à disposição da Justiça.
O Partido Social Democrático (PSD), ao qual Marcelo é filiado, declarou desconhecimento sobre o mandado de prisão. Em nota, o presidente estadual do partido, Edilázio Júnior, afirmou que espera o esclarecimento dos fatos pelas autoridades.
O partido enfatizou que, diante de mandados em aberto, a Justiça deve agir conforme a lei.
De acordo com a legislação brasileira, a existência de um mandado de prisão não impede que um candidato concorra às eleições. Contudo, ele pode ser preso, exceto em períodos específicos antes e depois das eleições, quando há imunidade eleitoral.
Até a última quinta (19), seis candidatos a vereador e um a vice-prefeito no Maranhão, incluindo Marcelo, continuavam ativos no sistema de candidaturas do TSE, mas também figuravam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que registrava ordens de prisão pendentes.