Menu

CORRUPÇÃO

PF indicia Janones por suspeita de rachadinha em gabinete

Compartilhe
Janones Corrupção
Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) pela suspeita de um esquema de “rachadinha” em seu gabinete.

BRASÍLIA, 12 de setembro de 2024 – A PF apontou que Janones teria cometido os crimes de corrupção passiva, peculato e associação criminosa. Quando o inquérito foi aberto, no ano passado, Janones negou que tivesse praticado “rachadinha” em seu gabinete.

Também foram indiciados um assessor do deputado e um ex-assessor pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa. O relatório foi enviado nesta quinta-feira ao ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“O Deputado Federal André Janones é o eixo central em torno do qual toda a engrenagem criminosa gira. A investigação expôs a ilicitude de seus atos em todas as etapas, desde o início até o desfecho”, diz o documento .

A investigação foi aberta a partir de um áudio, divulgado no ano passado pelo portal Metrópoles, no qual Janones pede para que funcionários façam doações mensais de seus salários para compensar gastos de campanha.

O relatório afirma que o áudio teve a “veracidade corroborada tanto pelos participantes da reunião, quanto por laudos periciais”, e que a gravação mostra que “o parlamentar solicitou a devolução de parte da remuneração dos seus assessores, prática popularmente conhecida como ‘rachadinha’, enquadrando-se no crime previsto no art. 317 do Código Penal (corrupção passiva)”.

Em depoimento, dois ex-assessores confirmaram os pedidos de devolução. Um deles afirmou que “sofreu retaliações por não repassar e isso explica o porquê não está mais no cargo”.

A PF também reforçou seu entendimento sobre a ocorrência da rachadinha analisando a quebra de sigilo fiscal e bancário do deputado, autorizada pelo STF.

Houve uma variação patrimonial “a descoberto” (ou seja, quando o aumento não é justificado pela renda declarada) de R$ 64.414,12 em 2019 e de R$ 86.118,06 em 2020.

“Isso indica que, nos anos próximos ao período em que a reunião foi gravada, a diferença entre as receitas e as despesas do Deputado Federal André Janones não seria suficiente para justificar o aumento patrimonial registrado”, diz o relatório.

Compartilhe

Leia mais

Paço Decisão

DECISÃO

Justiça mantém cassação de prefeita Paula da Pindoba em Paço
Paço Decisão

DECISÃO

Justiça mantém cassação de prefeita Paula da Pindoba em Paço

Dino fogo amigo

FOGO AMIGO

Dino critica lentidão do governo em ações contra queimadas
Dino fogo amigo

FOGO AMIGO

Dino critica lentidão do governo em ações contra queimadas

ASSEMBLEIA

PGR não se opõe à suspensão de ação sobre eleição da Alema

ASSEMBLEIA

PGR não se opõe à suspensão de ação sobre eleição da Alema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA