MARANHÃO, 28 de junho de 2024 – A direção nacional da Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PT e PV, autorizou a saída do deputado estadual Othelino Neto do PCdoB.
Othelino havia formalizado seu pedido de desfiliação em abril e posteriormente se filiou ao Solidariedade, mas enfrentava resistência da federação no Maranhão.
No âmbito estadual, tanto o PV quanto o PT tentaram obter o mandato de Othelino na Justiça Eleitoral, alegando infidelidade partidária. Esse impasse se arrastou por pelo menos dois meses, motivando Othelino a recorrer à direção nacional da federação para conseguir sua liberação.
Luciana Barbosa de Oliveira Santos, presidente nacional do PCdoB e da federação, assinou o ato de desligamento do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O documento destaca que o PCdoB não tem mais interesse na permanência de Othelino, reconhecendo justa causa para sua saída e se comprometendo a não reivindicar seu mandato parlamentar.
Justificativa de Othelino
Em abril, durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto explicou sua saída do PCdoB. Ele afirmou que não se sentia mais à vontade na base do governo Carlos Brandão (PSB), motivo pelo qual decidiu se desfiliar do partido comunista.
“Como eu tenho dito nesta tribuna, o governo cada vez menos, na minha humilde avaliação, merece que este apoio continue acontecendo e o PCdoB tem esse olhar crítico, mas compõe ainda a base do governo e eu respeito a decisão do partido”, disse Othelino.
Ele completou: “E como, na situação em que está o Maranhão e especialmente em que estão as políticas públicas do Maranhão, eu não me sinto mais à vontade para considerar da base do governo do estado, então o melhor foi, em comum acordo com o partido – partido pelo qual repito e enfatizo, tenho o máximo respeito e no qual tenho afinidades ideológicas intensas -, mas nesse momento foi melhor deixar o partido e buscar um novo caminho partidário onde eu possa exercer essa nova posição de quem não mais compõe a base do governo”, enfatizou.
Novo partido
Agora, Othelino Neto está filiado ao Solidariedade, onde busca exercer sua nova posição política fora da base do governo estadual.