SÃO LUÍS, 22 de fevereiro de 2024 – A deputada estadual Mical Damasceno reprovou as recentes declarações do presidente Lula, classificando-as como insulto à memória das vítimas do Holocausto e desrespeito ao direito de Israel à autodefesa.
Durante sua fala, a parlamentar salientou que tais afirmações não apenas comprometem as relações entre Brasil e Israel, mas também revelam uma falta alarmante de humanidade e dignidade no caráter do presidente.
Na oportunidade, ela resgatou a histórica colaboração entre Brasil e Israel, destacando o apoio fundamental prestado pelo país durante a tragédia de Brumadinho, quando foi a único nação a enviar equipes de resgate para ajudar o Brasil.
“Vamos relembrar que foi o único país do mundo que enviou equipes de resgate para ajudar o Brasil na época da tragédia de Brumadinho. Então ele cospe em cima dessa ajuda humanitária chamando-os de nazistas.”
Damasceno concluiu sua fala abordando a dualidade de Deus, lembrando que assim como Ele é amor, também é justiça.
Citando passagens de Isaías, Deuteronômio e Josué, Mical disse que Lula, ao insultar Israel, deve enfrentar as devidas consequências por suas palavras.
Confira o discurso na íntegra: