LEVANTAMENTO

MA tem 5 cidades na lista das mais violentas da Amazônia Legal

Compartilhe
Maranhão Violência
Estudo revela que cinco cidades maranhenses, incluindo Junco do Maranhão, estão entre as 50 mais violentas da Amazônia Legal.

MARANHÃO, 04 de dezembro de 2023 – O Maranhão se destaca no cenário da violência na Amazônia Legal, conforme revelado pelo estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pesquisa, baseada em dados de 2022, identificou que cinco municípios maranhenses integram a lista das 50 cidades mais violentas na região. Junco do Maranhão, situado a 31 km do estado do Pará, ocupa a 13ª posição entre as mais violentas.

A Amazônia Legal, região delimitada em 1953 com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, compreende nove estados, incluindo o Maranhão.

De acordo com o estudo, os nove estados registraram uma taxa de 33,8 mortes para cada 100 mil habitantes em 2022, enquanto a média nacional foi de 23,3 no mesmo ano. O Maranhão, com 1.606 mortes violentas entre 2021 e 2022, ocupa a 2ª colocação em comparação com os outros estados.

Considerando o número de municípios na lista, Pará, com 22 cidades, e Maranhão, com cinco, destacam-se negativamente. Os dados abrangem quatro tipos de crimes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

Junco do Maranhão, com uma população de 5.146 habitantes, segundo o censo 2022 do IBGE, é a cidade mais violenta do estado. O município enfrenta desafios relacionados à exploração madeireira, sobretudo de forma ilegal em territórios protegidos.

Paulo Henrique Matos de Jesus, especialista em Segurança Pública, destaca que a violência na região está associada aos assassinatos de lideranças quilombolas, indígenas e trabalhadores rurais, além dos conflitos entre facções.

Veja a lista abaixo:

Junco do Maranhão (MA)
Central do Maranhão (MA)
Davinópolis (MA)
Estreito (MA)
Bacabeira (MA)

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.