DIREITOS POLÍTICOS

TRE-MA se manifesta sobre caso Hemetério e posse de Catulé

Compartilhe
Catulé Hemetério
“Não compete ao TRE atuar nesse caso”, diz desembargador sobre posse imediata de suplente de Hemetério Weba.

MARANHÃO, 17 de novembro de 2023 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Luiz Oliveira, em decisão monocrática, rejeitou um pedido para que a justiça eleitoral intervenha para a imediata posse do suplente Catulé Júnior.

Relembre o caso clicando aqui.

“Não compete ao TRE atuar nesse caso”, despachou o magistrado. “Em que pese a existência da decisão que restabeleceu a suspensão dos direitos políticos do Deputado Estadual Hemetério Weba Filho, não compete a este Regional promover o cumprimento imediato de decisum antes da comunicação oficial do órgão prolator; sobretudo, porque não consta, no aludido julgado, nenhuma determinação nesse sentido, e a matéria em deliberação permanece sub judice e, nesse contexto, passível, em tese, a mudanças de entendimento”, destacou Almeida, determinando o arquivamento do pedido.

Reveja o caso clicando aqui.

Catulé buscou a Justiça Eleitoral depois de também protocolar, na terça (14), um pedido para que a presidência da Assembleia Legislativa procedesse ao imediato afastamento de Hemetério.

No mês de outubro, o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu os efeitos de decisão que suspendeu os direitos políticos de Weba, que nega ter a decisão tenha efeito sobre seu atual mandato.

Por sua vez, o suplente Catulé Júnior afirma, na petição à presidente Iracema Vale, que o despacho do ministro Falcão é claro, e pede para ser imediatamente empossado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x