MARANHÃO, 20 de outubro de 2023 – O suplente Odair José Lima Araújo, conhecido como “Jota Já”, está prestes a assumir a vaga deixada pelo vereador Valdinar dos Santos Carvalho, Mosquito (PL), assassinado recentemente em Santa Quitéria.
No entanto, o histórico de Araújo tambpem constam antecedentes criminais, incluindo passagens pela prisão por porte ilegal de arma e sua atual situação judicial o coloca em risco de não assumir o cargo, caso seja condenado em audiência marcada para a próxima segunda (23).
O futuro vereador enfrenta acusações relacionadas ao porte ilegal de arma, com denúncia recebida pelo Ministério Público do Maranhão em 2018. O processo judicial, que tramita há quatro anos, caminha para um desfecho, com uma audiência de instrução e julgamento agendada para a próxima semana.
As penalidades para tais crimes incluem possíveis anos de prisão e multa. Caso condenado, a vaga pode ser repassada ao 2º suplente, Antônio José.
Além disso, Araújo enfrenta outra ação penal na cidade de Brejo, Maranhão, acusado de receptação qualificada, junto com outras cinco pessoas.