PROGRAMA

Senado Federal aprova proposta do Desenrola Brasil

Compartilhe
Desenrola Brasil
Em uma votação simbólica, foi aprovado o PL que garante a continuação do programa, que agora aguarda a sanção presidencial.

BRASÍLIA, 2 de setembro de 2023 – O Senado Federal aprovou, por meio de uma votação simbólica realizada nesta segunda (2), o projeto de lei (PL) que assegura a continuidade do programa Desenrola Brasil.

Esse programa tem como objetivo a renegociação de dívidas governamentais e estava em vigor por meio de uma medida provisória (MP), que estava prestes a caducar nesta semana. Agora, o PL segue para a sanção presidencial.

Uma das principais disposições desse projeto é a criação de um limite para a dívida com juros rotativos do cartão de crédito. De acordo com a proposta, o saldo devedor total não pode ultrapassar o dobro do montante inicial que a pessoa deve. Isso visa conter o acúmulo de juros e o endividamento excessivo dos cidadãos que recorrem ao cartão de crédito.

Inicialmente, o relator do PL do Desenrola, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), havia anunciado que não pretendia realizar audiências públicas na Casa Revisora e que não tinha pressa em liberar o texto para votação. No entanto, ele voltou atrás nessa decisão após pressões do Ministério da Fazenda e do Palácio do Planalto, que temiam a paralisação do projeto devido à caducidade da medida provisória.

Vale ressaltar que, em circunstâncias normais, não há abertura de sessões no plenário do Senado às segundas-feiras. Contudo, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atendeu ao pedido do governo para acelerar o processo legislativo. A sessão foi realizada de forma semipresencial.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x