STEALTHING

CCJ aprova PL que pune remoção de preservativo sem consentimento

Compartilhe
Stealthing preservativo
O projeto, que agora depende de avaliação pelo Plenário, propõe pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para quem praticar o ato.

BRASÍLIA, 28 de setembro de 2023 – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana uma proposta que inclui no Código Penal o crime de remover propositalmente o preservativo sem o consentimento do parceiro.

Essa prática, conhecida como “stealthing,” é vista como uma violação dos direitos fundamentais das pessoas e pode resultar em sérias consequências, como a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pelo deputado Felipe Francischini ao Projeto de Lei 965/22, do deputado Delegado Marcelo Freitas. Originalmente, o projeto previa uma pena de reclusão de um a quatro anos, mas a proposta foi reduzida pelo relator. Segundo o texto aprovado, quem remover o preservativo sem o conhecimento ou consentimento da outra pessoa poderá ser condenado a uma pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa, desde que o ato não constitua um crime mais grave.

O deputado Francischini justificou a redução da pena, argumentando que a previsão original poderia ser considerada desproporcional e entrar em conflito com crimes mais graves. Ele também enfatizou a gravidade da prática do stealthing e suas consequências, como a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

O relator citou um estudo conduzido por um pesquisador da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que revelou que 21% das mulheres entrevistadas reconheceram a natureza ilícita do stealthing, e 9% delas revelaram terem sido vítimas ou vivenciado essa prática.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x