MARANHÃO, 12 de setembro de 2023 – O Colégio Eleitoral Especial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deve concluir na próxima quinta (14) o processo para determinar a lista tríplice de candidatos a reitor, que será enviada à Presidência da República.
Este procedimento faz parte da transição de liderança, pois o mandato do atual reitor, Natalino Salgado, eleito pela terceira vez em 2019, encerrará em 11 de novembro de 2023. A etapa inicial desse processo envolveu uma consulta pública ocorrida em 21 de julho, onde Fernando Carvalho e Luciano Façanha emergiram como os candidatos mais votados.
Fernando Carvalho, apoiado pelo atual reitor Natalino Salgado, lidera a lista ponderada, onde os votos têm pesos distintos. Em sua totalização, Carvalho obteve 43,52% dos votos, considerando a participação dos docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo. Já o candidato do Movimento UFMA Democrática, com o apoio da APRUMA, trata-se do professor Luciano Façanha, com 36,38% dos votos e que busca encabeçar a lista de candidatos.
Considerando que o processo atribui peso de 70% ao voto dos professores, enquanto discentes e pessoal técnico-administrativo têm pesos de 15%, Fernando Carvalho é considerado o vencedor, com 741 votos dos professores, em comparação com os 605 votos de Façanha. Quatro nomes estiveram na disputa, com a professora Isabel Ybarra na terceira colocação, obtendo 241 votos, e o professor Wener Miranda com 58 votos.
Nas últimas cinco eleições para reitor da UFMA, o nome vitorioso na consulta prévia sempre ocupou a primeira posição na lista tríplice. Em uma reunião com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior logo no início de seu mandato, Lula afirmou que nomeará o primeiro colocado da lista escolhida pela comunidade universitária como reitor.