CONSELHO DE ÉTICA

Relator apresenta parecer sobre denúncia contra Márcio Jerry

Compartilhe
Jerry e Zanatta
Na mesma sessão, o deputado João Leão deu parecer favorável à punição da deputada Carla Zambelli, acusada de ter xingado Duarte Júnior.

BRASÍLIA, 03 de agosto de 2023 – O deputado Ricardo Maia (MDB-BA), que é o relator do caso, pediu o arquivamento de uma ação contra o deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) no Conselho de Ética da Câmara.

Jerry é acusado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de tê-la assediado ao pegá-la pela cintura e aproximar o rosto de seu pescoço durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara em abril. O deputado do PCdoB nega a acusação, afirmando que apenas falava no ouvido dela.

No parecer, Ricardo Maia avaliou que a atuação de Márcio Jerry teve como objetivo defender a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) durante uma discussão com Júlia Zanatta. Segundo o relator, a intenção de Jerry era permitir que Júlia compreendesse o que estava sendo dito, considerando o ambiente tumultuado da audiência.

O relator destacou que o ato de Jerry está relacionado à proteção das opiniões, palavras e votos proferidos por parlamentares, e que não houve intenção de dolo ou condutas criminosas, como importunação sexual e violência política de gênero.

Em resposta, Júlia Zanatta criticou o parecer do relator e questionou se ele teria a mesma opinião se a situação fosse com sua mulher ou filha. A deputada ressaltou que Jerry nunca a procurou para pedir desculpas pelo ocorrido.

“Quero começar perguntando ao nobre relator, peço permissão para discordar, se fosse com sua mulher, com sua filha, se o senhor teria a mesma opinião […] Essa casa não é balada, não é cabaré de Salvador. Mesmo se fosse, nenhum homem tem o direito de se aproximar de uma mulher daquela forma. Esse cara que está aqui atrás nunca veio me procurar para pedir desculpas”, declarou a parlamentar.

Na mesma sessão do Conselho de Ética, o deputado João Leão (PP-BA) deu parecer favorável à punição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) em outra representação feita pelo PSB. Zambelli é acusada de ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante a mesma audiência em que Márcio Jerry é acusado de assédio.

A votação dos pareceres não foi realizada na sessão. Além disso, Carla Zambelli teve seu gabinete na Câmara alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal no mesmo dia. A parlamentar é investigada por suspeita de tentar burlar o sistema eletrônico de votação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x