PROJETO DE LEI

PL de André Fufuca visa impedir aumento nos planos de saúde

Compartilhe
Design sem nome 2023 06 14T145116.840
Deputado maranhense observa que cabe ao Congresso Nacional suspender os efeitos da decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

BRASÍLIA, 13 de junho de 2023 – O deputado André Fufuca (MA), líder do Progressistas (PP) na Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 165/23 que visa suspender o reajuste de 9,63% nas mensalidades dos planos de saúde individuais e familiares.

“O aumento das mensalidades dos planos de saúde atinge justamente os usuários individuais, que são aqueles mais frágeis e com limitada força de negociação com as operadoras”, enfatizou Fufuca.

Essa iniciativa pode beneficiar cerca de 8 milhões de consumidores brasileiros, livrando-os desse reajuste. Fufuca observa que o aumento como excessivo e injusto e considera que afeta especialmente os usuários individuais, que são mais vulneráveis e possuem menos poder de negociação com as operadoras.

Segundo o parlamentar, a ANS tem priorizado excessivamente os interesses do mercado, autorizando um reajuste que é mais que o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses até maio, que foi de 3,94% pelo IPCA.

O deputado lembra que em 2022 o aumento nos planos de saúde já havia sido superior à inflação, com uma alta de 15,5% nos preços, comparado a 11,73% do IPCA. Fufuca ressalta que reajustes excessivos podem levar milhares de consumidores a abandonarem os planos de saúde, prejudicando tanto as empresas quanto sobrecarregando o sistema público do SUS.

“É importante garantir a sustentabilidade dos planos de saúde, mas as reformas estruturais que o Parlamento vem aprovando podem estimular a economia e aumentar as receitas das operadoras”, esclareceu Fufuca.

O deputado maranhense considera o índice aprovado pela ANS como um claro desrespeito à ordem constitucional devido ao seu caráter exagerado.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.