São Luís, 25 de maio de 2023 – Membros da Assembleia Legislativa do Maranhão protagonizaram um espetáculo de vergonha ao conceder o Título de Cidadão Maranhense ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. O ex-governador acumula denúncias de corrupção durante sua passagem pelo governo do Piauí. Como se não bastasse, as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Cida Gonçalves (Mulheres) também foram agraciadas com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.
Nenhum dos três possui, direta ou indiretamente, qualquer tipo de serviço prestado ao Maranhão que justifique homenagens cá por essas bandas.
A concessão da medalha a Cida Gonçalves já havia gerado polêmicas entre parlamentares por duas vezes nesta semana, revelando a confusão moral de alguns membros da casa.
O deputado Zé Inácio (PT), autor do Título de Cidadão Maranhense a Wellington Dias, ousou enaltecer o trabalho do ministro à frente da pasta e sua suposta trajetória política. É de se questionar se esse parlamentar está ciente dos desmandos e da ineficiência que caracterizam a gestão de Dias. Talvez a conveniência política fale mais alto do que a ética e a transparência.
Por sua vez, o deputado Ricardo Arruda (MDB), responsável pela proposição de premiar a ministra Sônia Guajajara com a maior honraria do Parlamento Estadual, demonstrou uma vez mais a voz alta da política tentando intimidar a realidade. É uma afronta à inteligência e ao bom senso conceder tal honraria a alguém que se destaca mais por seu ativismo político do que por suas reais conquistas em prol dos povos indígenas.
E para fechar com chave de ouro o festival, o deputado Rodrigo Lago (PCdoB), autor da comenda para a ministra Cida Gonçalves, mencionou a suposta importância dessa figura na implantação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão. É de se perguntar se o deputado está consciente dos inúmeros escândalos e das falhas gritantes em sua gestão como secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Nada mais que a política partidária prevalecendo-se sobre a verdadeira valorização e proteção das mulheres maranhenses.
É lamentável constatar que alguns membros da Assembleia Legislativa do Maranhão decidam premiar figuras incompetentes e envolvidas em escândalos, escancara sua conivência com a corrupção e a falta de critérios éticos.
Enquanto o povo sofre com a má gestão e a ausência de resultados concretos, os governantes se protegem e se premiam mutuamente. Um verdadeiro retrato da decadência política que assola o Brasil.
Uma resposta
Isso é de doer nossas almas.