Protestos

Esquerda boicota feira israelense em Universidade de Campinas

Compartilhe
Na oportunidade, a fachada do prédio foi pichada com a mensagem “Palestina Livre” pelo de militantes de esquerda.

Militantes de esquerda conseguiram suspender uma feira de universidades israelenses na Unicamp, em Campina (SP). Na oportunidade, os manifestantes picharam a fachada do prédio com a mensagem “Palestina Livre”.

Segundo o presidente da Federação Árabe Palestina no Brasil (Fepal), Ualid Rabah, “se a UNICAMP mantiver esta feira, estará não apenas legitimando o apartheid israelense sobre o povo palestino, mas admitindo que a humanidade pode tolerar o apartheid e outros crimes de lesa-humanidade, todos presentes na Palestina e praticados por Israel, como aceitáveis em qualquer parte do mundo, talvez até aqui, contra parcelas do povo brasileiro”.

Em nota, a Federação Israelita do Estado de S. Paulo criticou o que considerou ser “ação marginal dos manifestantes”. “As imagens de manifestantes acuando e hostilizando os representantes das universidades israelenses são repugnantes e precisam ser investigadas. A Unicamp é um espaço democrático que, inclusive, mantém seis convênios com universidades israelenses, sempre trabalhando no sentido de fazer a cooperação mútua entre os dois países […] a violência é a marca principal de algumas das manifestações pró-Palestina pelo mundo, aqui no Brasil não podemos admitir que isso aconteça”, registrou.

Já a Reitoria da Unicamp afirmou que “a Feira de Universidades Israelenses não pôde ser realizada por força de manifestações contrárias à sua ocorrência. A saída, com segurança, da equipe promotora do evento ocorreu após negociações com os representantes da manifestação. A Unicamp ressalta que o direito à livre manifestação será garantido desde que essas sejam realizadas de forma pacífica e desde que não haja o impedimento de atividades acadêmicas devidamente autorizadas pelas instâncias decisórias da Universidade.”

A feira reuniria representantes das Universidades de excelência de Israel, entre elas: Universidade Bar Ilan, Universidade de Haifa, Universidade Hebraica de Jerusalém, Universidade de Tel Aviv e Technion – Israel Institute of Technology, na área da Comvest (Comissão Organizadora dos Vestibulares).

Compartilhe

Leia mais

Maranhão IBGE

IBGE

Apenas 27% dos lares no Maranhão têm máquina de lavar roupa
Maranhão IBGE

IBGE

Apenas 27% dos lares no Maranhão têm máquina de lavar roupa

Maranhão Amazônia

AMAZÔNIA LEGAL

Mortes violentas no Maranhão superam média nacional
Maranhão Amazônia

AMAZÔNIA LEGAL

Mortes violentas no Maranhão superam média nacional

Justiça Coroatá

COROATÁ

Justiça bloqueia R$ 5 mi das contas da Prefeitura de Coroatá
Justiça Coroatá

COROATÁ

Justiça bloqueia R$ 5 mi das contas da Prefeitura de Coroatá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.