Obras de requalificação na MA-203 iniciam nesta quinta (18)

Design sem nome   T

Maranhão, 18 de maio de 2023 – O governador Carlos Brandão assinou, nesta quinta (18), a Ordem de Serviço para início das obras de requalificação da MA-203, Estrada do Araçagi. A assinatura da OS ocorreu em solenidade, às 9h, na MA-203, Araçagi, ao lado da loja Marsol. A obra será executada em parceria Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Na oportunidade, foi detalhado o cronograma de serviços e as primeiras intervenções na via. A principal ação da proposta é a retirada da faixa exclusiva para coletivos. Dessa forma, retornam as três faixas de trânsito e as paradas de ônibus serão realocadas. A obra tem previsão de cerca de 120 dias. O projeto contempla ainda, implantação de novos retornos de quadra, sistemas de iluminação e sinalização; e abertura de uma quarta faixa de tráfego no trecho em frente ao Marista, entre outras intervenções. Para a elaboração do plano de obras, houve reuniões e criação de grupos de trabalho com associações de moradores de bairros e sociedade civil.

Ação de vereadores pode impedir aumento salarial a servidores de São Luís

IMAGEM DESTACADA

São Luís, 18 de maio de 2023 – O aumento salarial de 8,2% concedido pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) a servidores efetivos do município pode não ser efetivado ainda neste ano. Ontem, quarta (17 de maio), o Projeto de Lei enviado pela à Câmara de Vereadores sofreu uma deformação após ação, por meio de emendas apresentadas, dos vereadores Beto Castro (PMB), Pavão Filho (PDT) e Marcial Lima (Podemos). Os parlamentares exigem que categorias que não possuem vínculo efetivo com a Prefeitura também sejam beneficiadas. O impacto das emendas nas contas públicas do município, segundo a Prefeitura, é mais de meio bilhão de reais. O que iria inviabilizar o aumento salarial a servidores de São Luís. Sindicalistas discordam. O vereador Beto Castro, por exemplo, apresentou emenda para que aumento seja concedido até mesmo a servidores contratados temporariamente. Antes da votação, o presidente da casa, Paulo Victor (PCdoB), deu 20 minutos para que a Prefeitura enviasse documentos mais detalhados que comprovassem o impacto milionário das emendas que iria impedir o aumento. O Executivo não conseguiu cumprir o prazo e a matéria foi enviada para aprovação. A inexistência de defesa serviu de pretexto para que a maioria dos parlamentares decidissem aprovar as emendas. Este já é o segundo aumento salarial a servidores de São Luís concedido pelo prefeito Eduardo Braide durante sua gestão. Antes dele, os servidores ficarão por cinco anos sem qualquer tipo de recomposição. A prefeitura assegura que a inciativa de Beto Castro, Pavão Filho e Marcial Lima tornam impossível a concessão do aumento ainda neste ano. O Executivo alega ainda que o aumento estava dentro do limite de gastos do Município e da Câmara e que iria beneficiar, já em 2023, mais de 13 mil servidores. A relação entre o prefeito com alguns vereadores da Câmara é considerada belicista. Neste aspecto, há a suspeita de que as emendas apresentadas por Beto Castro, Pavão Filho e Marcial Lima tenham como objetivo inviabilizar o aumento e impedir a ação positiva do prefeito em relação aos servidores. O projeto agora segue para sanção do prefeito Eduardo Braide que deve vetar as emendas de Beto Castro, Pavão Filho e Marcial Lima que oneram a folha de pagamento em mais de meio bilhão e podem impedir o aumento aos servidores efetivos ainda neste ano. Após o veto do prefeito, a Câmara terá mais uma oportunidade de assegurar o aumento. Se derrubar os vetos, há risco de judicialização da situação caso as alegações da Prefeitura sobre o impacto de meio bilhão sejam comprovadas. O apoio dos demais vereadores acarretaria em prejuízo direto aos mais de 13 mil funcionários, a maioria professores, que seriam beneficiados.

Josimar de Maranhãozinho cobra Dnit por melhorias na BR-316

Design sem nome   T

Zé Doca, 18 de maio de 2023 – O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) cobrou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em relação aos reparos na BR-316, sobretudo no trecho entre os municípios de Zé Doca e Araguanã, na região do Alto Turi. Por meio de suas redes sociais, o parlamentar disse que é inaceitável a demora para o início dos serviços de reparo, haja vista que o processo para contratação da empresa responsável pelos trabalhos ocorreu no ano de 2022 e já foi concluído. É inaceitável a demora para iniciar os serviços de reparo na BR-316 na região do Alto Turi. Esse processo licitatório ocorreu em 2022 e a empresa já foi contratada. Pedimos agilidade para iniciar o serviços e prioridade no trecho entre Zé Doca e Araguanã. @gov_dnit — Josimar de Maranhãozinho (@josimarPL22) May 17, 2023

Teto de escola do interior do MA desaba e deixa alunos feridos

Design sem nome   T

Cajapió, 17 de maio de 2023 – Alunos do Centro de Ensino Maria de Jesus Gomes Padilha, do município de Cajapió, sofreram escoriações após parte do reboco do teto de uma das salas de aula desabar e atingir três estudantes. As vítimas receberam atendimento médico e passam bem. Através de nota, a Seduc informou que três estudantes foram atingidos pela queda de parte do reboco foram prontamente atendidos pela Unidade Regional de Educação, pela prefeitura municipal e passam bem. Leia a nota na íntegra: Sobre o ocorrido no Centro de Ensino Maria de Jesus Gomes Padilha, no município de Cajapió, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que já tomou conhecimento do caso e informa que os três estudantes atingidos pela queda de parte do reboco foram prontamente atendidos pela Unidade Regional de Educação, pela prefeitura municipal e passam bem. A Seduc reforça, ainda, que já enviou uma equipe de engenharia à unidade de ensino, para averiguar e prontamente solucionar a situação. Sobre o ocorrido no Centro de Ensino Maria de Jesus Gomes Padilha, no município de Cajapió, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que já tomou conhecimento do caso e informa que os três estudantes atingidos pela queda de parte do reboco foram prontamente atendidos pela Unidade Regional de Educação, pela prefeitura municipal e passam bem. A Seduc reforça, ainda, que já enviou uma equipe de engenharia à unidade de ensino, para averiguar e prontamente solucionar a situação.

Justiça Federal condena construtora por empreendimento irregular

Design sem nome   T

São Luís, 18 de maio de 2023 – Justiça Federal condenou a empresa NBR Empreendimentos foi condenada por construção irregular do Residencial Casa do Morro, localizado na Praia de São Marcos, Ponta do Farol. A Empresa deve promover a reparação ambiental, através de compensação ecológica, e pagar R$ 51.308.376,09 pelo empreendimento irregular. De acordo com o Ministério Público Federal, autor da Ação Civil Pública (ACP), juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o empreendimento está em situação ambiental irregular, levando em consideração que a edificação resultou na supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP). O Residencial Casa do Morro foi construído em ambiente de zona costeira com presença de dunas e restingas. Os autores da Ação Civil Pública justificaram que a obra não tem utilidade pública que atestasse a supressão da vegetação. Alegaram ainda irregularidades no processo de licenciamento ambiental estadual, que culminou com a expedição das Licenças Prévia e de Instalação; e também na expedição do Alvará de Construção pelo município de São Luís. A Justiça julgou procedente o pedido formulado na Ação Civil Pública e declarou a nulidade das Licenças Prévia e de Instalação e do Alvará de Construção. A construtora tem o prazo de quatro meses para constituir e mostrar o projeto de compensação ecológica, aprovado pelo Ibama. Os danos ambientais que não puderem ser reparados por meio de compensação terão de ser indenizados.

Arthur Lira garante direito a ampla defesa para Deltan Dallagnol

Design sem nome   T

Brasília, 18 de maio de 2023 – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nessa quarta (17) que o indeferimento da candidatura do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será analisada pela Corregedoria da Casa. Os procedimentos são regulamentados pelo Ato da Mesa 37/09, cuja Constituição garante aos deputados cassados pela Justiça Eleitoral o direito a ampla defesa dentro da Câmara dos Federal e quando a representação é fundamentada em ato da Justiça Eleitoral, cabe apenas ao corregedor tratar dos aspectos formais da decisão judicial. “A Mesa seguirá o que determina esse ato: a Câmara tem que ser citada, a Mesa informará ao corregedor, o corregedor vai dar um prazo ao deputado, o deputado faz sua defesa e sucessivamente […] O mandato deve ser cassado somente por esta Casa”, disse Lira durante a sessão do plenário. De acordo com a Constituição, a cassação do mandato será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação, tendo garantido a ampla defesa. O Ato da Mesa assegura ao parlamentar alvo de representação prazo de cinco dias úteis para a manifestação.

AgroBalsas 2023 conta com a presença de Iracema Vale

Design sem nome   T

Balsas, 16 de maio de 2023 – A abertura da 19ª edição da AgroBalsas contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), que prestigiou, na noite dessa terça (16), o maior evento do agronegócio no estado. Organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com o tema “Responsabilidades Compartilhadas”, o evento conta com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), cuja feira agropecuária seguirá até sábado (20). Na oportunidade, a presidente do Parlamento Estadual visitou os estandes de órgãos instalados no Pavilhão Agro e no Armazém do Empreendedor e destacou os avanços na área do agronegócio e o trabalho desenvolvido pelas secretarias. “Visitamos os estandes de aproximadamente 20 secretarias e órgãos estaduais, que estão realizando um lindo trabalho na AgroBalsas. Foram apresentados serviços e programas do Governo do Maranhão voltados para os produtores rurais, além de exposições, comercialização de produtos agrícolas, entre outras oportunidades de negócios”, disse Iracema Vale. Para o governador, a feira agropecuária é uma oportunidade de divulgação da força do agronegócio maranhense. “A AgroBalsas reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. O município de Balsas é o coração do agro maranhense, então sempre nós fazemos presentes para fortalecer ainda mais”. As deputadas estaduais Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (PSB), Dra. Vivianne (PDT) e os parlamentares Francisco Nagib (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Florêncio Neto (PSB). Durante a cerimônia, os representantes da Casa do Povo foram agraciados, pela Fapcen, com uma medalha em razão do apoio ao desenvolvimento do agronegócio maranhense.

Alema discute novas rotas de voos entre São Luís e Imperatriz

Design sem nome   T

São Luís, 18 de maio de 2023 – Uma audiência pública organizada pela Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, nesta quinta (18), um debate sobre a possibilidade de criação de voos diretos nas rotas São Luís/Imperatriz/São Luís e São Luís/Teresina/São Luís. A discussão do tema foi proposta pelo deputado estadual Yglésio Moyses e contará com a participação dos membros da Comissão e representantes do Governo do Estado, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), das companhias aéreas e do trade turístico. em solicitação à Comissão de Assuntos Econômicos e acatada pelos membros De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, deputado Francisco Nagib (PSB), o tema é de extrema relevância devido à importância dessas rotas de voos para o transporte da população e fortalecimento da economia dos dois estados. “Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e, sem voo direto e com regularidade, os passageiros que saem de São Luís para a Região Tocantina precisam viajar para outros destinos até chegar lá, o que é um desperdício de tempo e custo financeiro. O mesmo acontece para Teresina. Então, como parlamentares, queremos buscar a solução, pois esses voos trarão muitos benefícios para a população e a economia, por isso vamos debater o assunto e verificar a possibilidade de criação dessas rotas de forma regular com a Anac, agências de viagens e as áreas do turismo e do negócio”, disse Nagib. Além dos integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos e outros deputados convidados, representantes das empresas aéreas Gol, Latam e Azul, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA); Secretaria de Estado de Indústria e Comércio e Secretaria de Estado do Turismo participarão do debate. A reunião ocorrerá no Plenarinho, na sede da Assembleia, no Cohafuma, às 14h.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.