Hoje: Partido de Trump assume maioria na câmara dos deputados

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfrentará um novo desafio, a partir desta terça-feira, 3. Isso porque os novos membros do Congresso, eleitos em novembro, tomaram posse hoje. Nas eleições legislativas, os republicanos conquistaram maioria na Câmara, antes dominada pelo Partido Democrata. Pela primeira vez em seu governo, Biden terá o Legislativo dividido: democratas comandando o Senado; e republicanos, na Câmara, apesar da menor vantagem. Com uma oposição estruturada, o Partido Republicano poderá cumprir promessas feitas durante a campanha, como investigar o filho mais velho de Biden, Hunter, e desgastar a imagem do democrata, que não descarta a reeleição em 2024. Entre as promessas dos republicanos, está a apuração das estratégias de enfrentamento da pandemia de covid-19 sob Biden, com foco nos auxílios concedidos à população; além das políticas migratórias da Casa Branca no que diz respeito à fronteira sul dos EUA. A disputa pela presidência da Câmara Nesta terça-feira, também será eleito o presidente da Câmara, por uma maioria simples no número de votos. O cargo é fundamental para a articulação política das pautas legislativas e, neste caso, ganha uma importância ainda maior para o esforço de oposição ao atual governo. Kevin McCarthy, principal candidato dos republicanos ao posto e líder da sigla na Casa, ainda não tem os votos necessários para assumir o cargo.

Ex-ministra de Bolsonaro pede desfiliação do PL após abraçar Lula durante posse

Flavia Arruda

Ex-ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República do governo de Jair Bolsonaro (PL), Flávia Arruda ingressou com um pedido de desfiliação do Partido Liberal (PL) na última segunda-feira, 2. No dia anterior, domingo, 1º, a política compareceu à cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, durante a transmissão, Arruda foi flagrada dando um abraço no petista. A equipe de reportagem da Jovem Pan teve acesso à mensagem enviada por Flávia à legenda, em que alega ter considerado “os fatos das últimas eleições” para sair da sigla. “Considerando os fatos das últimas eleições, o posicionamento do partido e meus ideais democráticos, sigo em um novo caminho com os sinceros votos de que a política continue sendo espaço de respeito, diálogo e busca de um Brasil melhor”, disse. Flávia é casada com o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Na última eleição, a ex-ministra pleiteou uma vaga no Senado Federal, mas ficou em segundo lugar e perdeu a disputa para a também ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares Alves. Em 2018, Flávia conseguiu ser a candidata mais bem votada na capital federal. Leia abaixo a nota de Flávia Arruda: Me desfilio hoje do Partido Liberal com certeza, tranquilidade e sentimento de dever cumprido no meu mandato, no ministério e na presidência regional. Entrego um partido com a maior bancada do DF, lideranças fortes e motivadas. Considerando os fatos das últimas eleições, o posicionamento do partido e meus ideias democráticos, sigo em um novo caminho com os sinceros votos de que a política continue sendo espaço de respeito, diálogo e busca de um Brasil melhor.

Simplício Araújo assume cargo de deputado federal até o fim de janeiro

Simplicio Araujo

Simplício Araújo (Solidariedade) assumiu nesta terça (3 de janeiro) o cargo de deputado federal. Ele é ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio do governo do Maranhão. Ele ocupará durante o mês de janeiro o lugar do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), que foi nomeado ministro das Comunicações pelo presidente Lula. No dia 1º de fevereiro quem tomará posse será o médico Dr. Benjamin, também do UB e primeiro suplente da sigla no pleito deste ano. Ex-candidato ao Governo do Maranhão, Simplício esteve na Câmara Federal entre os anos de 2011 a 2015. “Essa semana início a conclusão de um importante e realizador ciclo em minha vida, estarei mais uma vez Deputado Federal até o mês de fevereiro, quando os eleitos em 2022 assumem o mandato. Em 2011, assumi pela primeira vez o mandato de Deputado Federal(foto),uma das muitas metas que Graças a Deus, tenho conseguido realizar em minha vida. Essa casa pôde me dar uma ampla visão sobre o sistema político brasileiro, sobre o fantástico potencial deste país e sobre o povo sofrido e guerreiro a quem busquei dar minha contribuição para a melhoria da ambiente político nacional lutando por um novo sistema eleitoral, voto aberto em todas as sessões legislativas nas câmaras, assembleias e congresso, luta por melhoria e reconhecimento de diversas categorias profissionais, contra a corrupção, defesa dos mais diversos segmentos da sociedade brasileira e tantas outras batalhas. Como tudo em minha vida sempre busquei atuar com paixão, foco, determinação e compromisso para valer o espaço político que ocupo. Acima de tudo, buscando melhorar o sistema, nunca me vendi, nem me rendi. Ao contrário do que muitos pensam existem grandes nomes com importantes contribuições ao país, a eles busquei estar próximo e tenho orgulho de ter convivido com cada um deles. Não estava nos meus planos reassumir, mas como sempre, estarei a serviço de Deus, do povo do Maranhão e do Brasil.Uma das coisas apaixonantes da política é a capacidade que ela tem de dinamismo e de certa imprevisibilidade. Não se sabe o que vai acontecer amanhã, tampouco nos próximos 30 dias. Finalizarei o mandato de cabeça erguida e honrado por essa e por todas as oportunidades que tenho recebido em minha vida. Minha gratidão a Deus, a minha família, a todos que me ajudam a construir essa trajetória e ao povo do Maranhão!”, disse o secretário nas redes sociais.

Governo Lula extingue com Secretaria de Alfabetização

Lula acaba alfabetizacao

Por meio de decreto, o presidente Lula (PT) extinguiu a Secretaria de Alfabetização (Sealf) e Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs). Ambas foram criadas no âmbito do Ministério da Educação, em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). A Política Nacional de Alfabetização (PNA) promovida pela extinta Sealf vinha obtendo bons resultados. Inclusive, eles foram reconhecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em comparação aos governos petistas do passado, o setor teve ampla melhoria. Em 2017, após quase 14 anos do PT na Presidência da República, 33% das crianças no 5º ano do ensino fundamental no país apresentavam níveis sofríveis de escrita e leitura. Em setembro de 2022, a Unesco premiou o Brasil como um dos vencedores do Prêmio Internacional de Alfabetização. As inciativas também receberam prêmios do BID. Já a Dipebs tinha como meta a implementação de políticas educacionais voltadas para o ensino bilíngue, o fomento de pesquisa e formação na área de educação de surdos, além da criação de escolas com ensino de Libras. Até o momento, não há uma pasta substituta. A pauta da língua brasileira de sinais (Libras) teve forte marca no governo Bolsonaro, protagonizada especialmente pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que fez um discurso em Libras durante a posse de Bolsonaro, em 2019.

Lenda do automobilismo radical morre em acidente de snowmobile

Ken Block morreu

O piloto norte-americano Ken Block em um acidente com um snowmobile (veículo de neve). Ele descia uma ladeira íngreme quando o veículo capotou e caiu sobre ele, no condado de Wasatch, em Utah, nos EUA. Ele tinha 55 anos. Block era conhecido mundialmente por suas manobras radicais que renderam a série de vídeos Gymkhana, no Youtube. Na sequência ele qual realizava acrobacias, piruetas e manobras com diversos tipos de veículos.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.