Homem é morto após pedir que traficantes diminuíssem barulho
O fotógrafo Thiago Freitas de Souza, de 32 anos, foi assassinado após pedir a traficantes que diminuíssem o barulho no local para que sua filha pudesse dormir. O caso aconteceu neste sábado (15), na comunidade do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, Rio de Janeiro. Segundo relatos, a garota de 5 anos estava acordando o tempo todo devido a zuada na vizinhança. De acordo com testemunhas, Thiago saiu por volta das 6h e foi alvejado na cabeça em sua casa. No hospital, a esposa confirmou a versão aos policiais, alegando que ouviu o disparo e, ao sair do domicílio, encontrou o profissional da fotografia caído no quintal. A vítima chegou a ser submetida a uma cirurgia de emergência, porém não resistiu às complicações. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) está investigando o assassinato. Conforme a polícia, a favela Santo Cristo vive uma briga intensa de facções.
Pesquisadora cogita criação da Covid-19 como arma biológica
A Dra. Monika Chansoria, escritora e pesquisadora sênior no Instituto de Assuntos Internacionais do Japão, concedeu entrevista exclusiva ao Professor Hermes Rodrigues Nery e fez duras declarações suspeitando das intenções da China e sua responsabilidade pela pandemia. De acordo com Chansoria, após o estabelecimento de um fundo especial para a inserção militar-civil de pesquisa básica, militares chineses debateram sobre chances de uma vitória sem derramamento de sangue por meio de iminentes bioarmas genéticas. Através disso, é necessária a implementação de uma investigação internacional independente para constatar indicações de que a Covid-19 possa ter sido fabricada no laboratório de Wuhan, além de analisar se o vazamento foi intencional. No entanto, o Partido Comunista Chinês faz tudo para impedir qualquer investigação confiável, uma vez que a China, na verdade, deveria cooperar com o inquérito e fornecer provas de que nada tem a ocultar. A pesquisadora alega que o país chinês impossibilitou o rastreio da evolução da doença ao não compartilhar nenhuma amostra de vírus vivo com o mundo exterior. A Dra. reforça que o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, havia considerado que as evidências que apontavam um acidente de laboratório não era suficiente. Recentemente, o chefe da OMS acusou a China de não compartilhar os dados adequados com os pesquisadores nomeados pela Organização Mundial da Saúde para investigar as origens da pandemia do novo coronavírus. Dra. Monika fez breves apanhados históricos de armas biológicas e da pesquisa militar na China, possível nova configuração geopolítica conforme estratégia do partido que comanda a China, fóruns internacionais mais propícios para buscar a responsabilização pela instrumentalização da pandemia principalmente no mundo ocidental e se os Estados Unidos deveriam impor sanções rigorosas contra a China. Confira a entrevista completa
Prefeito de São Paulo morre aos 41 anos vítima de câncer
O prefeito de São Paulo morreu às 8h20 deste domingo (16), aos 41 anos, na capital paulista. Bruno Covas (PSDB) lutava contra um câncer no sistema digestivo desde 2019 e estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde 2 de maio. Em outubro de 2019, Bruno Covas Lopes foi diagnosticado com câncer ao identificar um tumor na cárdia, uma válvula do sistema digestivo que fica entre o esôfago e estômago. Desde então, o prefeito esteve sob tratamento, passando por quimioterapia, radioterapia e imuniterapia. Antes de maio, ao constatar que os tumores haviam se alastrado para o fígado e os ossos, Covas havia ficado internado por 12 dias em abril. Covas foi eleito vice-prefeito em 2016 e assumiu a Prefeitura de São Paulo quando João Dória se afastou para concorrer ao governo do estado em 2018. Em novembro de 2020, foi reeleito prefeito ao vencer Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno com 3,1 milhões de votos, ou, 59,38% dos votos válidos. Quando a pandemia do novo coronavírus eclodiu, Covas acabou sendo contaminado, mas não apresentou sintomas da doença, sendo, inclusive, alvo de críticas ao ser flagrado em aglomeração no estádio do Maracanã em final da Libertadores. Nos últimos dias ele postou fotos ao lado do governador João Doria (PSDB), de Milton Leite (DEM), presidente da Câmara Municipal, do vice-governador Rodrigo Garcia e do vice-prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), que deve assumir o cargo de prefeito da cidade.
Dino tem preferência por Brandão, segundo aliados de Weverton
Aliados do senador Weverton Rocha (PDT) já identificam preferência do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), por uma candidatura de Carlos Brandão (PSDB) ao Governo do Estado em 2022. O governador já vinha dando gestos em favor de seu vice e, desde o último fim de semana, os sinais ficaram ainda mais claros. Isso porque, neste domingo (16), Brandão se reuniu com importantes secretários do governo para assistir ao jogo entre Sampaio e Moto, partida válida pela final do Campeonato Maranhense de Futebol. Participaram do encontro os secretários Clayton Notelo (Infraestrutura), Ricardo Cappeli (Comunicação) e Rogério Cafeteira (Esportes).