Profissionais de segurança são imunizados em Imperatriz
A vacinação ocorre no modelo drive-thru, sendo necessária apresentação de cartão do SUS e documento de identificação Na manhã desta segunda-feira (5) foi dado início à imunização contra covid-19 de profissionais de segurança, salvamento e profissionais das forças armadas. A ação ocorreu no estacionamento do Imperial Shopping de Imperatriz, cuja idade mínima exigida é de 50 anos. Segundo informações, as expectativas foram atendidas no que se refere à procura por imunização de profissionais da segurança pública. Podem ser vacinados: Exército, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Agente Penitenciário e Força Estadual Integrada de Segurança Pública. Para atender solicitação ao Governo Federal em priorizar os agentes de segurança pública em todo o país, os imunizantes foram disponibilizados pelo Governo do Estado do Maranhão. A equipe de logística e imunização é formada pela Regional de Saúde, AGEMSUL, Secretaria de Governo, Exército Brasileiro e Bombeiros Militar.
Câmara de São Luís mantém suspensão de atividades presenciais
Foi prorrogada por mais uma semana a suspensão das atividades presenciais da Câmara Municipal de São Luís, mantendo o trabalho presencial paralisado desta segunda (5) até a próxima sexta-feira (9). Com objetivo de preservar a saúde dos parlamentares e demais servidores que atuam nas dependências do Palácio Pedro Neiva de Santana, a suspensão das ações presenciais é uma das medidas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. As sessões ordinárias serão realizadas pelo Sistema de Deliberação Remota.
Prefeitura de São Luís lança Campanha Vacina Solidária
O prefeito de São Luís Eduardo Braide lançou, nesta segunda-feira (5), a Campanha Vacina Solidária. A iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19, a serem destinados a quem mais precisa. “Sabemos como a pandemia trouxe muitos desafios para a vida das pessoas. E esses desafios têm sido cada vez maiores. Pensando nisso, iniciamos a campanha Vacina Solidária. A pessoa que puder, na hora de se vacinar contra a Covid-19 em um dos nossos pontos de vacinação, traga 1kg de alimento não perecível que, após coletado, será doado a quem mais precisa”, informou o prefeito. A destinação dos alimentos arrecadados vai contemplar ainda, abrigos, igrejas e entidades filantrópicas. “Já temos todo esse levantamento em situação de maior vulnerabilidade. E além de entidades filantrópicas, abrigos e igrejas, temos os inscritos no CadÚnico e aqueles mapeados pelos CRAS. Por isso, a Campanha Vacina Solidária se faz importante neste momento, uma vez que a solidariedade vai fazer a diferença na mesa de quem tem enfrentado grandes desafios com a pandemia”, completou o prefeito Eduardo Braide. A Campanha Vacina Solidária, com a arrecadação de 1kg de alimento não perecível, está disponível em todos os pontos de vacinação contra a Covid-19: – Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae); – Drive Thru Reserva (Shopping da Ilha); – Drive Thru UFMA.
Maranhão alcança pico de mortes em único dia na pandemia
Em menos de uma semana o Maranhão voltou a registrar pico de mortes diárias por Covid-19, sendo 42 óbitos o maior número apontado em 24h durante toda a pandemia. Já é a segunda vez que o Estado registra 42 mortes em um único dia, ocorrendo em 29/03/21 e 03/04/21, ou seja, segunda-feira e sábado da mesma semana. Até o momento, o Maranhão obteve 6191 óbitos e 244.563 casos de Covid-19. Neste sábado (3), os 42 novos óbitos provocados pela doença foram registradas nas cidades de São Luís (12), Santa Inês (3), Santa Luzia (3), Codó (2), Imperatriz (2), Paço do Lumiar (2), Paraibano (2), Pinheiro (2), Timon (2), Açailândia (1), Aldeias Altas (1), Araioses (1), Bacabal (1), Bom Jardim (1), Nina Rodrigues (1), Poção de Pedras (1), São Benedito do Rio Preto (1), São José de Ribamar (1), São Luís Gonzaga (1), Vargem Grande (1) e Vitória do Mearim (1). Com relação aos profissionais de saúde, de 4.435 infectados pela doença, foram registrados 77 óbitos e 4.271 se recuperaram da Covid-19. Quanto à nova cepa no Estado, o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19, identificada originalmente no Amazonas, foi confirmada em 26 de fevereiro no Maranhão através da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
“São Luís vai ganhar novo ponto de vacinação”, anuncia prefeito Braide
Em anúncio realizado por meio de sua rede social, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), divulgou no último sábado (3) que a capital do Maranhão vai ter a disposição mais um ponto de vacinação contra a covid-19. O novo espaço vai funcionar no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na região Itaqui-Bacanga, em São Luís. De acordo com o prefeito, o local terá capacidade para vacinar até 2.500 pessoas por dia e a vacinação na cidade será agilizada ainda mais.
Prefeito de Belo Horizonte mantém proibição de cultos e missas, contrariando o STF
Em Belo Horizonte, acompanhamos o Plenário do Supremo Tribunal Federal. O que vale é o decreto do Prefeito. Estão proibidos os cultos e missas presenciais. — Alexandre Kalil (@alexandrekalil) April 3, 2021 O prefeito da capital de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), contrariou liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, ao determinar que missas e cultos continuam proibidos em BH. A decisão do ministro deve ser analisada pelo plenário do STF, entretanto a data para o julgamento ainda não foi definida.
Morte de Agnaldo Timóteo põe em dúvida eficácia do CoronaVac
Dois dias depois do cantor ter tomado a segunda dose do imunizante CoronaVac do Instituto Butantan, Agnaldo Timóteo foi internado em 17 de março reclamando de falta de ar, falecendo neste sábado (3) por complicações do Covid-19. Embora o Governo de São Paulo afirme que a vacina é 100% eficaz contra casos graves, o Instituto Butantan explica que “[…] a vacinação diminui o risco, mas não imuniza totalmente a pessoa. Nenhuma vacina contra qualquer doença é 100% eficaz […] algumas pessoas ainda podem ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função do imunizante”. Em 25 de março, mesmo tomando doses nos dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro, Justiniano Rocha (Secretário de Saúde de Lins/SP) morreu de Covid-19 após ter tomado as duas doses da CoronaVac. Já no dia 26 de março, em Minas Gerais, Juliana Pereira Silva morreu aos 33 anos à espera de um leito de UTI 40 dias após ter tomado a segunda dose. Este último caso chama mais atenção pois, de acordo com especialistas, a vítima havia atravessado a “janela imunológica” de duas semanas.