
MARANHÃO, 16 de setembro de 2025 – O deputado estadual Dr. Yglésio criticou, em discurso realizado na última quarta (10) na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, a composição da nova direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB-MA).
O parlamentar afirmou que o partido, que costuma atacar a família Brandão, adota práticas de favorecimento familiar em sua estrutura.
“Eu acho engraçado quando o pessoal da Oposição sobe aqui à tribuna para dizer assim: Ah! O Brandão coronel é um governo familiar e bi-bi-bi, ba-ba-ba. Na hora que eles pegam o PSB, é esposa de um presidindo, pai do outro presidindo e, assim, vai. É assim que eles montam partido no Maranhão. É com a família. Aí, “não é porque Brandão é família.” Caramba, quando eu tenho um partido, eu coloco minha esposa, o outro bota o pai, o outro Deputado botou o irmão”, declarou.
Durante o pronunciamento, Yglésio ironizou as críticas feitas ao governador Carlos Brandão. Segundo ele, integrantes da oposição acusam a gestão estadual de ser “um governo familiar”, mas, ao mesmo tempo, ocuparam os principais cargos da direção do PSB com esposas, pais e irmãos de lideranças políticas.
“Eu não consigo entender, no menor espaço de poder que vocês têm, que é dentro do universo de um partido, de um partido mixuruca que o PSB infelizmente se transformou, é todo mundo da família. Aí, o que a gente vai pensar se um dia o poder for para a mão de vocês? O quê que se vai pensar? Porque, assim, o dilema do comunista é não conseguir sair do parafuso de acuse os adversários daquilo que você é.”
NOVA DIREÇÃO DO PSB
A Justiça Eleitoral oficializou, em 3 de setembro, a nova mesa diretora estadual do PSB-MA, com mandato até 2 de setembro de 2026. A executiva foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e já está em exercício.
O comando partidário passou a ser presidido pela senadora Ana Paula Lobato. Entre os nomes escolhidos estão figuras próximas de parlamentares do estado.
Aderson Lago, ex-deputado e pai de Rodrigo Lago, assumiu a secretaria-geral. Elizangela Dutra Pereira Lucena, esposa do vereador Ricardo Lucena, ficou com a segunda secretaria de finanças. Já André Bello, irmão do deputado Leandro Bello, ocupa a secretaria de mobilização.
Além deles, a nova mesa inclui o deputado Carlos Lula, na vice-presidência de Relações Parlamentares, e o deputado Francisco Nagib, na vice-presidência de Relações Interpartidárias. Também integram o grupo Marco Aurélio, ex-deputado de Imperatriz, e Clayton Noleto, ex-secretário de Infraestrutura.
Na avaliação de Yglésio, a prática revela incoerência do PSB. Ele destacou que, mesmo com espaço reduzido de poder, a legenda já reproduz arranjos internos baseados em vínculos familiares.







