MARANHÃO, 14 de agosto de 2023 – A operadora VIVO vai enfrentar um período de 90 dias sem poder comercializar novos planos de telefonia e internet no Maranhão, como consequência de uma penalidade imposta pelo PROCON. A medida tem como objetivo garantir que a empresa implemente melhorias em seus serviços, após várias reclamações de consumidores.
A VIVO, que já acumula diversas investigações e processos administrativos motivados por queixas de clientes, anteriormente foi multada em mais de R$ 4 milhões pelo órgão de defesa do consumidor.
Além das reclamações dos consumidores, as investigações que culminaram na suspensão das vendas também consideraram relatórios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As avaliações apontaram que as deficiências na prestação de serviços ocorreram antes da migração dos ativos da OI Móvel e do lançamento da operação 5G.
De acordo com a Anatel, as interrupções nos serviços de telefonia móvel em São Luís já atingiam níveis preocupantes desde o segundo semestre de 2022, quando foram registrados períodos considerados críticos pela agência reguladora.
A notificação para a VIVO foi emitida nesta segunda (14), e a empresa tem um prazo de até 72 horas para iniciar o cumprimento da ordem, bem como 10 dias para apresentar eventuais recursos contra a decisão.