PROJETO DE LEI
Vereador propõe licença a servidores municipais após morte de Pet
Por linharesjr.com.br • 23/02/2024
Compartilhe
vereador Gutemberg
Dr Gutemberg enfatizou que o projeto busca atender aos cuidados que são exigidos após o falecimento de um animal doméstico.

SÃO LUÍS, 23 de fevereiro de 2024 – O vereador Dr. Gutemberg (PSC) apresentou nessa semana o Projeto de Lei nº 265/23 que concede aos servidores públicos municipais um dia de ausência justificada no trabalho em caso de falecimento de seus animais de estimação, propondo a criação do “Programa Amigo do Pet”.

A iniciativa, encaminhada à Comissão de Justiça, fundamenta-se no artigo 185 da Lei nº 4.615/06 (estatuto dos servidores públicos), destacando a necessidade de permitir um período para que os tutores possam lidar com o impacto emocional do luto pelos seus companheiros animais.

O vereador enfatiza que o projeto busca atender aos cuidados que são exigidos após o falecimento de um animal doméstico.

“O dono do pet precisa resolver as pendências burocráticas como, entrar em contato com uma clínica veterinária ou com o Centro de Zoonose da cidade para fazer o enterro ou cremação do bicho de estimação, pois não se deve enterrar o corpo no quintal de casa, visto que a decomposição do corpo libera substâncias que podem contaminar o solo, lençol freático e poços artesianos, como também não jogar no lixo, muito também pelos motivos expostos, a pessoa entrará em processo de luto”, esclareceu.

Conforme a proposta, para usufruir do direito à ausência de um dia no trabalho, é necessário comprovar o falecimento do animal por meio de um atestado emitido por um Médico Veterinário registrado no conselho de classe.

O projeto agora aguarda a análise da Comissão de Justiça.

Compartilhe
29/04/2024
AUMENTO
Lira reajusta valores de diárias para deputados em viagens no BR
29/04/2024
URGÊNCIA REGIMENTAL
Votar todos os projetos com urgência na Câmara levaria 33 anos
29/04/2024
GASTOS
Senado cita o 8 de janeiro para justificar compra de R$ 750 mil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda