MINAS GERAIS, 10 de outubro de 2024 – José Iria de Araújo (PSD), vereador de Argirita, Minas Gerais, não conseguiu se reeleger nas eleições de 2024 após distribuir material de campanha com o número de votação incorreto.
Conhecido como “Duda”, ele usou o número 55.608 nos santinhos, mas sua candidatura foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 55.508.
Durante a apuração dos votos, Araújo obteve apenas 52 votos, insuficientes para a reeleição. A falha ocorreu porque, historicamente, o vereador usava o final 608 em suas candidaturas desde 2004.
No entanto, em 2024, a Justiça Eleitoral registrou seu número com o final 508, o que causou confusão durante a campanha.
Em entrevista à TV Integração, Araújo confirmou o erro, mas não quis aprofundar a discussão.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os números de candidatura são definidos em convenções partidárias e podem ser corrigidos até o dia 18 de setembro, prazo para alterações no sistema de candidaturas.
DADOS DE REGISTRO NO TSE
De acordo com o TRE, o sistema CANDex, utilizado para registro de candidaturas, permite que tanto os partidos quanto os candidatos revisem as informações antes de serem disponibilizadas no DivulgaCandContas.
O vereador teve sua candidatura registrada no dia 30 de agosto, mas não solicitou a correção do número até o prazo final, levando ao erro que comprometeu sua eleição.