DESEMPENHO POSITIVO

Vendas do comércio varejista do MA tem alta de 4% em fevereiro

Compartilhe
O Maranhão assinalou a sétima maior variação do volume de vendas do país em fevereiro e a maior dentre os estados do Nordeste no conceito restrito.

A Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre o Comércio Varejista, referente a fevereiro de 2022, informa que o volume de vendas do comércio varejista restrito maranhense do segundo mês do ano cresceu 4% frente a janeiro, resultado 2,9 pontos percentuais acima da média nacional. A publicação foi lançada nesta segunda (25/04), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Destaca-se que o Maranhão assinalou a sétima maior variação do volume de vendas do país em fevereiro e a maior dentre os estados do Nordeste no conceito restrito. “Por sua vez, o volume de vendas do comércio varejista ampliado estadual também apresentou aumento em fevereiro (3,2%), acima da média nacional em 1,2 pontos percentuais. Neste conceito, o Maranhão registrou a décima maior variação do país e a segunda maior do Nordeste”, explica a diretora de Estudos e Pesquisas do IMESC, Talita Carvalho.

No que se refere ao Brasil, o volume de vendas do comércio varejista restrito nacional teve alta de 1,1% no segundo mês do ano, acumulando dois meses consecutivos de crescimento. Ademais, o comércio varejista ampliado nacional também registrou desempenho positivo em fevereiro (2%), o segundo mês consecutivo com resultado positivo no ano.

A Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre o Comércio Varejista propõe-se a fazer uma discussão acerca do volume de vendas do comércio varejista nacional e estadual, baseando-se nos resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A PMC não traz o detalhamento por atividades para o Maranhão, todavia, através da metodologia disponibilizada pelo IBGE, relacionou-se a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) correspondentes às atividades que compõem o comércio varejista com outras bases de dados, as quais ajudam a corroborar o desempenho do varejo estadual.

Acesse a publicação clicando AQUI

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x