Relações Exteriores

União Europeia mostram preocupação com governo Lula

Compartilhe
Informações constam no documento “Plano de Ação da UE sobre as Consequências Geopolíticas da Invasão Russa da Ucrânia em Países Terceiros”.

Segundo um documento confidencial que aborda as relações entre países emergentes, como Brasil, Chile, Nigéria e Cazaquistão e o bloco europeu, os países da União Europeia (UE) estão preocupados com a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia e à falta de cumprimento de obrigações ambientais.

O material “Plano de Ação da UE sobre as Consequências Geopolíticas da Invasão Russa da Ucrânia em Países Terceiros” analisa detalhadamente a ação de cada país, detalha estratégias para reaproximar ou manter a proximidade das nações e foi preparado por um grupo de diplomatas do bloco. As observações feitas pela UE reforçam que maneira negativa o trabalho atual da diplomacia brasileira e a postura do governo Lula quanto a questões delicadas no cenário internacional.

“O atual governo mostra sinais de disposição para intensificar a cooperação. Uma estrutura para fortalecer o engajamento já existe, uma vez que a UE já tem uma parceria estratégica que pode ser reativada. O avanço do acordo UE-Mercosul será de fundamental importância. Mas a UE também precisará aumentar os investimentos em energia e nas áreas digital e de sustentabilidade.”

Em outro trecho, os diplomatas europeus mencionam um “ambiente geopolítico competitivo”, em que consta “não apenas uma batalha de narrativas, mas também uma batalha de ofertas”, como argumento para a renovação de estratégias nas parcerias internacionais.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.