ROMPIMENTO

União Brasil e PP deixam base aliada do governo Lula

Compartilhe
UNIÃO pp
Federação União Progressista anuncia apoio a projeto de anistia para presos de 8 de janeiro e determina saída de seus ministros do governo Lula.

BRASÍLIA, 02 de setembro de 2025 – A federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, anunciou nesta terça (2) sua saída da base de apoio ao governo do presidente Lula.

Em coletiva às 16h30, a cúpula da federação partidária também declarou apoio ao projeto de anistia para os presos do 8 de janeiro, pleito central da oposição. Com a decisão, os partidos exigem que seus ministros deixem imediatamente os cargos no governo.

André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), ambos licenciados de seus mandatos de deputado federal, são os ministros afetados diretamente pela medida.

Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda, haviam alertado que a permanência no governo era insustentável. A federação partidária busca agora pressionar pela votação urgente do projeto de anistia na Câmara dos Deputados.

O anúncio ocorre simultaneamente ao início do julgamento de réus acusados de suposta tentativa de golpe de Estado pela Primeira Turma do STF.

A oposição, reunida na casa do deputado Luciano Zucco (PL-RS), defende a anistia como forma de “virar a página”. Eles pressionarão o presidente da Câmara, Hugo Motta, para incluir a matéria na pauta com urgência.

Além de Sabino, o União Brasil possui outros dois nomes no primeiro escalão: os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e da Integração Nacional, Waldez Góes.

No entanto, ambos foram indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e não pela cúpula partidária, o que torna sua situação menos definida.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x