DRAMA SEM FIM

Um ano da queda da Ponte JK sem conclusão das investigações

Compartilhe
Ponte tragédia
Colapso da Ponte JK na BR-226 completa um ano com três desaparecidos, 14 mortes confirmadas e apurações ainda em andamento por órgãos federais.

MARANHÃO, 22 de dezembro de 2025 – O colapso da Ponte JK, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, completou um ano nesta segunda (22), na BR-226, entre Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, sem conclusão das investigações sobre as causas do desastre.

Na ocasião, o vão central da Ponte JK, construída na década de 1960, desabou em cerca de 15 segundos, fazendo com que 18 pessoas e vários veículos caíssem no Rio Tocantins, resultando em 14 mortes confirmadas e apenas um sobrevivente.

Além das vítimas, o acidente afetou o transporte na rota Belém-Brasília, já que a Ponte JK era um dos principais corredores logísticos da região, interrompendo o fluxo de cargas e veículos entre os dois estados após o colapso.

Também houve impactos ambientais, pois caminhões que transportavam ácido sulfúrico e defensivos agrícolas afundaram no rio, e, até o momento, as autoridades não concluíram totalmente a remoção dos veículos e dos produtos químicos submersos.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal apontaram indícios de que o excesso de peso, aliado à falta de manutenção e a problemas estruturais, foi determinante para o colapso da Ponte JK, embora o inquérito permaneça aberto e sem prazo para conclusão.

APURAÇÕES E BUSCAS

Após sete meses, a Polícia Federal indicou que a deformação do vão central, provocada por sobrecarga, levou ao desabamento registrado por vídeos, que mostram a queda simultânea de oito veículos, incluindo quatro caminhões com cargas perigosas.

Paralelamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes instaurou sindicância interna, exonerou o superintendente responsável e informou que uma Investigação Preliminar Sumária segue em andamento para apurar responsabilidades administrativas.

No momento do acidente, 18 pessoas estavam sobre a Ponte JK, entre elas Salmon Alves Santos, de 65 anos, Felipe Giuvannuci Ribeiro, de 10 anos, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos, que permanecem desaparecidos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x