A Ucrânia recebeu nesta segunda (27) 18 tanques de guerra modelo Leopard 2 A6 enviados pela Alemanha, quatro a mais do que o planejado anteriormente, anunciado no dia 25 de janeiro de 2023. De acordo com o fabricante Krauss-Maffe, o veículo combina capacidade ofensiva, alta velocidade e proteção com eficiência.
“Como prometido, nossos tanques chegaram a tempo nas mãos de nossos amigos ucranianos. Tenho certeza de que eles podem fazer coisas decisivas na linha de frente! Juntamente com a Suécia e Portugal, prometemos uma associação de combate”, declarou o ministro da Defesa alemão Boris Pistorius, no Twitter.
Na oportunidade, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou em pronunciamento que Berlim forneceria um conjunto de 14 veículos Leopard 2 A6 dos próprios estoques, ressaltando que outros países aliados, como Finlândia, Holanda e Polônia já tinham manifestado interesse em auxiliar com os equipamentos, devem fazer o mesmo.
O chefe da Academia Federal de Política de Segurança das Forças Armadas alemãs, Ekkehard Brose, relacionou o momento com a 2ª Guerra Mundial. “Os tanques de fabricação alemã enfrentarão os tanques russos na Ucrânia mais uma vez […] Não foi um pensamento fácil, mas é a decisão certa”, declarou.