Menu

CONSULTA PÚBLICA

TRE-MA aprova plebiscito sobre passe livre estudantil em São Luís

Compartilhe
Plebiscito ônibus
Tribunal autorizou consulta pública sobre a adoção do passe livre estudantil durante as eleições de 2024, após proposta da Câmara Municipal.

SÃO LUÍS, 09 de julho de 2024 – Em sessão plenária na tarde desta segunda (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) aprovou por unanimidade a realização de um plebiscito proposto pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL).

A consulta ocorrerá durante o primeiro turno das eleições de 2024, visando obter a opinião dos eleitores sobre a implementação do passe livre estudantil na capital.

A medida foi encaminhada pelo vereador Sá Marques (PSB), atendendo a um pedido dos professores Franklin Douglas e Leonel Torres, que apresentaram um abaixo-assinado à Câmara.

O presidente do Legislativo, Paulo Victor (PSB), oficializou a proposição na sessão ordinária do dia 19 de junho, sugerindo que a consulta seja realizada junto às eleições para verificar a opinião da população sobre a gratuidade no transporte público para estudantes de diversos níveis de ensino.

“Ficamos felizes em saber que a Corte Eleitoral Maranhense aprovou essa sugestão, que foi apresentada na Câmara a pedido de um grupo de professores da UFMA. É uma medida que beneficiará todas as pessoas que estejam devidamente matriculadas e frequentando uma instituição de ensino com sede na capital maranhense”, destacou Paulo Victor.

Os professores Franklin Douglas e Leonel Torres enfatizaram que a gratuidade no transporte já é uma realidade em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Distrito Federal e Florianópolis.

Eles ressaltaram que a medida pode reduzir os custos de deslocamento para estudantes e suas famílias, promovendo acesso à educação e igualdade de oportunidades.

PROCESSO CONSTITUCIONAL

A consulta popular está prevista no artigo 14 da Constituição Federal, regulamentado pela Lei nº 9.709/1998, que inclui plebiscito, referendo e iniciativa popular como instrumentos de soberania popular.

O plebiscito ocorre antes da criação de uma norma, permitindo que o povo decida sobre questões de relevância. Um exemplo foi o plebiscito de 1993 sobre a forma de governo no Brasil, que resultou na manutenção do presidencialismo.

Caso a maioria dos eleitores em São Luís opte pelo passe livre estudantil, a regulamentação será debatida na Câmara Municipal pelos parlamentares eleitos para a próxima legislatura, que se inicia em 2025.

Compartilhe

Leia mais

PDT Arame
PDT troca candidata após indeferimento de registro em Arame
PDT Arame

PDT troca candidata após indeferimento de registro em Arame

Inflação Economia
Inflação tem nova alta na projeção pela 9ª semana consecutiva
Inflação Economia

Inflação tem nova alta na projeção pela 9ª semana consecutiva

Indeferido Certidões
Candidato tem registro indeferido por falta de certidões
Indeferido Certidões

Candidato tem registro indeferido por falta de certidões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA