DECISÃO

Toffoli anula atos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Compartilhe
Toffoli decisão
Toffoli anula atos da Lava Jato contra Antonio Palocci. Decisão invalida medidas da força-tarefa e de Sergio Moro, mas mantém delação premiada do ex-ministro.

SÃO LUÍS, 19 de fevereiro de 2025 – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra Antonio Palocci. A decisão atinge tanto as ações do Ministério Público Federal quanto as medidas tomadas pelo então juiz Sergio Moro. No entanto, o acordo de delação premiada do ex-ministro foi mantido.

A defesa de Palocci argumentou que ele foi alvo de uma “conspiração” para atingir o PT e o ex-presidente Lula. Os advogados pediram que Palocci recebesse os mesmos benefícios concedidos ao empresário Marcelo Odebrecht, citando mensagens da Operação Spoofing.

Essas mensagens indicariam parcialidade de Moro e suposto conluio entre acusação e defesa.

Toffoli destacou que os diálogos entre Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol evidenciam direcionamento no caso. “O necessário combate à corrupção não autoriza o fiscal e aplicador da lei a descumpri-la”, afirmou o ministro.

Antonio Palocci foi preso em setembro de 2016 na fase Omertà da Lava Jato. Na época, Moro chegou a questionar as provas apresentadas, mas divulgou trechos da delação antes das eleições de 2018. Sem acordo com a Procuradoria, Palocci teve sua colaboração aceita pela Polícia Federal e homologada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Toffoli, que assumiu a relatoria do caso após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril de 2023, declarou inválidas as provas da Odebrecht em qualquer jurisdição.

No ano passado, o ministro também suspendeu multas bilionárias relacionadas a acordos da J&F e da Novonor.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x