CAOS NO EXECUTIVO

TJMA revoga posse de vice-prefeita durante viagem do titular

Compartilhe
TJMA recuou
TJMA anulou decisão que dava posse à vice-prefeita de Buriti, considerando que ausência física do titular não configura impedimento para exercício do mandato.

BURITI, 16 de julho de 2025 – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) revogou, nesta quarta (16), a decisão que havia determinado a posse da vice-prefeita de Buriti, Ana Lúcia Frazão, durante a viagem internacional do prefeito André Gaúcho. A decisão foi proferida pelo desembargador Raimundo Barros.

O prefeito deixou o país sem comunicar previamente a Câmara Municipal, o que motivou a vice-prefeita a acionar a Justiça solicitando sua posse durante o período de ausência do titular. A decisão anterior havia sido proferida pelo juiz Isaac Diego Vieira de Sousa e Silva, da Vara Única da Comarca de Buriti.

O desembargador do TJMA entendeu que a ausência física do chefe do Executivo, por si só, não configura impedimento legal para o exercício do mandato. Dessa forma, não há necessidade de substituição automática em casos de afastamento temporário do território municipal.

O magistrado baseou sua decisão em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, especialmente na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3647/MA. O entendimento do STF é de que a ausência do território não implica afastamento das funções.

Além disso, Raimundo Barros ressaltou que o prefeito pode continuar exercendo suas funções remotamente. A Lei Federal nº 14.063/2020, que trata da digitalização dos atos da administração pública, respalda a atuação remota dos agentes políticos.

Portanto, com base nos fundamentos legais e constitucionais apresentados, o desembargador decidiu acatar o recurso da defesa do prefeito e suspender os efeitos da decisão de primeira instância, restituindo a titularidade integral do cargo a André Gaúcho.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x