COMISSIONADOS À SOLTA

TJMA é alvo de ação no CNJ por irregularidades em cargos

Compartilhe
CNJ TJMA
Petição pede análise de supostas falhas na gestão de cargos e bloqueio imediato da criação de 80 novas funções no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

MARANHÃO, 31 de julho de 2025 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu um pedido para instaurar um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) contra o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A ação, movida por José Francisco Belfort Brito, questiona supostas irregularidades na ocupação de cargos comissionados e na criação de novas funções. O caso já está sob análise de um conselheiro relator, que pode decidir sobre uma liminar para paralisar o processo de criação de 80 cargos.

A petição destaca que 88,25% dos cargos CDAI-01 (Assessor de Juiz) e 95,90% dos CDAI-03 (Assessor de Administração) são ocupados por não concursados, violando a Lei Estadual 10.712/2017, que exige que ao menos 50% dessas vagas sejam preenchidas por servidores efetivos.

Além disso, a lei que criou os cargos não detalhou suas atribuições, delegando essa definição a resoluções internas do TJMA, o que contraria jurisprudência do STF.

O autor solicita que o CNJ suspenda a tramitação do Processo Administrativo 28841/2025, que prevê a criação de 80 novos cargos comissionados. O documento também pede que o TJMA esclareça se as novas vagas serão para Assessores de Juiz ou de Administração, já que há divergências nas manifestações internas do tribunal.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x