DECISÃO

TJMA condena São Luís a controlar pombos em até um ano

Compartilhe
São Luís
Prefeitura de São Luís deve elaborar e executar plano de manejo em 12 meses para mitigar riscos à saúde pública e ao meio ambiente, conforme decisão judicial.

SÃO LUÍS, 18 de dezembro de 2024 – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou que a Prefeitura de São Luís elabore e implemente, no prazo de um ano, um plano de controle populacional de pombos na capital. A decisão unânime, da Primeira Câmara de Direito Público, foi publicada na terça (17).

O acórdão negou o recurso da Prefeitura contra a sentença proferida em 29 de fevereiro de 2023 pelo juiz Francisco Soares Reis Júnior. A ação judicial foi movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em janeiro de 2022.

O MPMA argumentou que o controle de espécies sinantrópicas nocivas, como os pombos, é responsabilidade do município.

A denúncia teve início em 2018, após reclamações de moradores do Edifício Cidade de São Luís, no bairro São Francisco, sobre a proliferação de pombos. A Promotoria de Justiça instaurou inquérito civil e solicitou providências da Prefeitura.

Embora a Superintendência de Vigilância Sanitária tenha informado que o controle de pombos não seria de sua competência, o Conselho Regional de Medicina Veterinária afirmou que, segundo portaria do Ministério da Saúde, a responsabilidade cabe ao Executivo municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente ou da Vigilância em Zoonoses.

Mesmo após notificações, a Prefeitura não tomou medidas efetivas, alegando a ausência de casos recentes de zoonoses. O MPMA, no entanto, sustentou que a falta de notificações não isenta o município de suas obrigações.

O promotor Luís Fernando Cabral Barreto Júnior destacou que o controle populacional de pombos deve focar na eliminação de recursos que facilitam sua proliferação. Ele alertou para os riscos ambientais e sanitários associados ao descontrole dessas aves.

A Prefeitura de São Luís tem 12 meses para elaborar e executar o plano de manejo, sob pena de novas sanções judiciais caso descumpra a determinação.

Compartilhe

Leia mais

Elevador acidente

TRAGÉDIA

Maranhense morre após queda de elevador em obra de SP
Elevador acidente

TRAGÉDIA

Maranhense morre após queda de elevador em obra de SP

Lula viagens

FUGA PRESIDENCIAL

Lula já soma mais de 100 dias fora em viagens internacionais
Lula viagens

FUGA PRESIDENCIAL

Lula já soma mais de 100 dias fora em viagens internacionais

Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ
Julgamento vereadores

ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.