Preso dono de revendedora de veículos por falso financiamento

MARANHÃO, 14 de maio de 2026 — A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante dois homens na quarta (13), em São Luís. A ação ocorreu pelo Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT). Os crimes investigados são fraude eletrônica e associação criminosa no “Golpe do Falso Financiamento/Falso Emprego”. A operação ocorreu após denúncia de uma instituição financeira de grande porte. A empresa identificou fraude em um financiamento de veículo no valor de R$ 95 mil. O contrato foi feito em nome de uma vítima residente em outro estado. A pessoa lesada não autorizou nem solicitou o financiamento. De acordo com as apurações, a vítima foi enganada por uma falsa oferta de emprego. A oferta foi divulgada em aplicativo de mensagens. Durante o contato com os criminosos, ela enviou documentos pessoais e fez leitura biométrica facial. Os dados foram usados para formalizar o financiamento fraudulento. O esquema possuía divisão de funções entre os envolvidos, segundo a Polícia Civil. Um dos investigados é proprietário de uma revendedora de veículos credenciada como correspondente bancário. Ele disponibilizava credenciais de acesso ao sistema digital da instituição financeira. Além disso, usava a estrutura da empresa para receber os valores obtidos nas fraudes. O segundo suspeito era responsável pela formalização dos pedidos de financiamento. Ele usava as credenciais cedidas pelo comparsa. Também utilizava os documentos obtidos ilegalmente das vítimas. TERCEIRO ENVOLVIDO As investigações identificaram a participação de um terceiro indivíduo. Ele reside em outro estado. É apontado como responsável pela captação dos dados pessoais e biométricos das vítimas. O método usado foi o golpe do falso emprego.
Preso ex-secretário de Pinheiro por venda de moto apreendida

BRASIL, 21 de fevereiro de 2025 – A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta sexta (21), quatro pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de venda ilegal de motocicletas apreendidas. Entre os detidos está um ex-secretário municipal. A ação ocorreu no âmbito da “Operação Guardião”, que investiga crimes de peculato e associação criminosa em Pinheiro. De acordo com o inquérito policial, motocicletas sob investigação, armazenadas no pátio da SMTT de Pinheiro, começaram a desaparecer, assim como suas peças. Os veículos estavam sob custódia da secretaria devido a um termo de cooperação entre a Delegacia Regional de Pinheiro e a SMTT. Durante as investigações, a polícia constatou que o ex-secretário e outros servidores municipais administravam um esquema de venda ilegal das motocicletas.
Membro de ONG é preso por desvio de cilindros de oxigênio

O voluntário da ONG “SOS Amazônia”, João Victor Araújo da Silva, foi preso nesta semana por desviar parte dos cilindros doados a hospitais da região do Amazonas, com intuito de revendê-los na internet a preços superfaturados. Vale ressaltar que no início do ano o Amazonas sofreu colapso no sistema de saúde devido a pandemia. “Ele se infiltrou numa organização sem fins lucrativos que distribui oxigênio às pessoas que mais precisavam nas estruturas hospitalares e lá de dentro começou a desviar oxigênio e revender a preços superfaturados, lucrando com a desgraça dos outros”, explicou a delegada Emília Ferraz.